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dc.contributor.authorSaraiva, Maria de Fátima Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorMüller, Alexei Machadopt_BR
dc.contributor.authorVeit, Eliane Angelapt_BR
dc.date.accessioned2015-12-25T02:39:23Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131387pt_BR
dc.description.abstractA educação a distância (EAD) é uma importante alternativa para o ensino superior, mas na área de astronomia ainda há carência de materiais educacionais e avaliações sobre a qualidade de cursos ministrados nesta modalidade de ensino. Neste artigo relatamos uma experiência de cinco semestres consecutivos (de 2011/2 a 2013/2) em que uma disciplina de astronomia, do currículo de graduação em física na UFRGS, foi ministrada na modalidade EAD. Apresentamos o material didático elaborado e aplicado através da plataforma Moodle. A avaliação da aprendizagem foi feita através de atividades propostas no ambiente virtual e de provas presenciais. Considerando os resultados globais dos cinco semestres, verificamos que: os índices de aprovação entre os estudantes da licenciatura tiveram uma pequena melhora comparada aos resultados dos cinco semestres anteriores, em que a disciplina for oferecida somente na modalidade presencial; a procura pela turma noturna (oferecida em EAD) aumentou levemente e as taxas de evasão não sofreram alteração significativa. Ficou aquém do esperado a interatividade entre os alunos no ambiente virtual. Concluímos que a disciplina oferecida na modalidade EAD manteve a qualidade de ensino-aprendizagem no mesmo nível da disciplina presencial e que, para alguns alunos, o ensino a distância pode ser mais efetivo do que o presencial. Entretanto, há necessidade de aperfeiçoar a metodologia para atingir um numero maior de estudantes.pt_BR
dc.description.abstractDistance education is an important option for higher education; however, the Astronomy field still lacks educational material and assessments of the quality of courses taught in this modality. In this paper, we report an experience of five consecutive semesters (from 2011/2 to 2013/2) in which an Astronomy course for undergraduate students of Physics at UFRGS was delivered via distance education. We describe the teaching material that was developed and implemented on the Moodle platform. Learning was assessed by online activities and face-to-face exams. Considering the overall results after five semesters, we found that: passing rates among students showed a small improvement compared to the results of the previous five semesters, when the course was offered only in the face-to-face classroom mode; demand for evening classes (delivered through distance education) increased slightly; and dropout rates did not change significantly. Interactivity among students in the virtual environment was below expectations. We conclude that the quality of distance teaching and learning is the same as in the face-to-face mode, and that, for some students, distance education can be more effective than traditional methods. Nevertheless, improvements are necessary in order to reach a larger number of students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 37, n. 3 (jul./set. 2015), 3504, 20 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAstronomyen
dc.subjectEnsino de astronomia : Ensino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectDistance learningen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectCoursewareen
dc.titleFundamentos de astronomia e astrofísica na modalidade a distância : uma disciplina para alunos de graduação em físicapt_BR
dc.title.alternativeFundaments of astronomy and astrophysics by distance learning : a course for undergraduate physics studentsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000980187pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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