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A metamorfose da luz : impressões definitivas de presenças imaginárias

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A metamorfose da luz : impressões definitivas de presenças imaginárias

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Título A metamorfose da luz : impressões definitivas de presenças imaginárias
Autor Sonaglio, Vilma
Orientador Cunha, Eduardo Figueiredo Vieira da
Data 1997
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Assunto Arte : Luz
Fotografia
Tese
Resumo Esta dissertação apresenta uma proposta de processo de criação, que tem como produto imagens fotográficas produzidas no período de 1994 a 1996. Enfoca-se as transformações que ocorrem na linearidade do processo iniciado antes da materialização das imagens, com o olhar que percebe o mundo. Constata-se um olhar interessado e direcionado para o comportamento da luz, enquanto fenômeno natural. Na materialização das imagens, efetiva-se a Metamorfose da luz, ou seja, a luz transforma-se no branco da superfície sensível. Nesta etapa são impostos alguns limites técnicos como: distância mínima entre a objetiva e o referente; diafragmação máxima, resultando uma profundidade de campo mínima e medição/ consideração da luz no ponto de maior intensidade. Estes limites, associados a vontade de uma representação não analógica, reduzem ao essencial tanto a forma como a matéria, provocando a desidentificação do referente como ele é percebido pelo olhar humano. As reglexões teóricas, instituídas pelo trabalho prático, incluem discussões relacionadas a uma subjetividade do autor com a objetividade do processo de instauração de uma obra de arte. São consideradas as seguintes questões: atribuição ao olhar que percebe a luz, a relação mais indicial das imagens; a eleição da imagem reune num só instante o olhar humano e o olhar do aparelho; a desidentificação e a fragmentação. Entende-se, enfim, que as imagens celebram uma aliança entre o olho, o objeto contemplado e a luz que, enquanto faculta o encontro de ambos, conquista um lugar próprio.
Abstract This dissertation introduces a proposition of a creation process which has as a product photographic images produced in the period between 1994 and 1996. Is focuses on the transformations that take place in the linearity of the process begun before the materialization of the images with the look that perceives the world. It evidences a look interested in and directed to the behavior of light as a natural phenomenon. In the materialization of the images, the Metamorphosis of Light occurs, the light turns into the white color of the sensitive surface. At this stage, some technical limits are established as: minimal distance between the object lens and the referential; maximum diaphragmation bringing up a minimal field depth, and measurement/consideration of light in the point of greatest intensity. Those limits, associated to the purpose of a non-analogic representation, reduce both the shape and the matter to the essential, provoking the loss of identity of the referential as it is perceived by the human eye. The theoretical retlexions, set up by the practical work, include discussions related to a certain subjectiveness of the author with the objectiveness of the process of instauration of a masterpiece. The following issues are considered: it is attributed to the look that perceives the light the most evident relation of the images; the selection of the image joins at the same moment the human look and the look of the machine; the loss of identity and the fragmentation. We learn, in the end, that the images celebrate a connection with the eye, the object contemplated and the light, as a facilitator of the reunion of both, conquers its own place.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/131417
Arquivos Descrição Formato
000125832.pdf (24.12Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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