Repositório Digital

A- A A+

Análise e simulação da operação de ônibus em corredores exclusivos

.

Análise e simulação da operação de ônibus em corredores exclusivos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise e simulação da operação de ônibus em corredores exclusivos
Autor Castilho, Rodrigo Alberto de
Orientador Lindau, Luis Antonio
Data 1997
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Producao.
Assunto Transporte público urbano : Ônibus : Simulação
Transportes coletivos : Corredores metropolitanos
Transportes publicos urbanos
Resumo O crescimento rápido da demanda por transporte público urbano nas grandes cidades dos países em desenvolvimento, aliado ao esgotamento (ou quase esgotamento) da capacidade das redes, as preocupações ambientais e as restrições orçamentárias que impedem a implantação de sistemas sofisticados de transporte de massa têm constituído um enorme desafio aos planejadores de transporte urbano. A experiência de alguns países em desenvolvimento, em particular do Brasil, com Ônibus operando com direito exclusivo de circulação tem possibilitado fluxos de passageiros bastante altos em alguns corredores, comparáveis aos de sistemas sobre trilhos, a custos significativamente menores. O objetivo deste trabalho é demonstrar as relações básicas entre as principais características físicas, operacionais e de demanda em um corredor exclusivo de ônibus e suas características de desempenho. Para tanto, desenvolve-se primeiramente um modelo conceitual simples do funcionamento de uma parada isolada do corredor, que captura a essência destas relações e que pode ser estendido para representar um sistema de paradas em série. A seguir, apresenta-se um modelo de simulação que tem como função permitir uma análise mais realista do sistema, levando em conta os efeitos estocásticos inerentes aos sistemas reais, e sob um grande número de configurações físicas, operacionais e de demanda. O modelo de simulação é inicialmente validado contra o modelo conceitual, e então usado na análise de capacidade e nível de serviço de uma parada isolada do sistema e de um corredor hipotético. Sugerem-se modificações de projeto no corredor estudado para incrementar sua capacidade. Finalmente, o trabalho encerra resumindo as principais conclusões, avaliando as técnicas usadas na pesquisa, e sugerindo tópicos para pesquisas futuras na área.
Abstract The main objective of this study is to demonstrate the basic relationships amongst the main physical, operational and demand parameters of a busway and its main perforrnance parameters. To achieve that, a simple conceptual model of the functioning of a single bus stop is presented, which can readily be extended to a series of bus stops. A simulation model which allows the representation of rather complex configurations of the system is then described. It is firstly compared to the conceptual model and then used to access the system's sensibility to various stochastic parameters. A hypothetical system is also analyzed and its design modified in order to achieve better performance. The study concludes by summarizing the main findings, evaluating the techniques used in the research and suggesting topics for further research.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/13142
Arquivos Descrição Formato
000199237.pdf (3.792Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.