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A aprendizagem organizacional no âmbito do 1º grau de jurisdição do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul

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A aprendizagem organizacional no âmbito do 1º grau de jurisdição do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul

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Título A aprendizagem organizacional no âmbito do 1º grau de jurisdição do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul
Autor Chagas, Cláudia Manoela Prates
Orientador Oliveira, Sidnei Rocha
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Assunto Aprendizagem organizacional
Gestão pública
Poder judiciário
[en] Change
[en] Collectivity
[en] Innovation
[en] Interaction
[en] Knowledge
[en] Organizational learning
Resumo Esta pesquisa aborda aspectos relacionados ao desenvolvimento da Aprendizagem Organizacional sob a perspectiva vivencial, de modo a promover o aperfeiçoamento contínuo dos servidores no 1º grau de jurisdição do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul, tendo como objetivo analisar ações que promovam a Aprendizagem Organizacional, explorando a coletividade da aprendizagem individual e possíveis barreiras que possam impactar a emanação de aprendizagem do nível individual para o coletivo e para o organizacional. O estudo foi estruturado no método pesquisa-ação e investigou as conexões promovidas pelas ações de aprendizagem entre os servidores em ambiente interativo de aprendizagem, proporcionado pelas Atualizações Multidisciplinares aplicadas aos servidores de 1º grau de jurisdição do PJRS no período de março/2014 a abril/2015, considerando a avaliação de resultados em relação às ações desenvolvidas, entrevistas com equipe interdisciplinar, juízes-corregedores e depoimentos dos servidores participantes, com vias a identificar possível impacto gerado nas pessoas, como possibilidade de entender a realidade e encontrar soluções a possíveis barreiras identificadas. Conclui-se, com indicações de ações voltadas à formação de servidores que, conforme conclusões apontadas pela pesquisa permitem impulsionar a promoção da Aprendizagem Organizacional no PJRS. Dessa forma, acredita-se que este trabalho poderá contribuir com a administração para superar os desafios e expandir as iniciativas inovadoras, como possibilidade de fortalecimento e transformação da própria organização, sinalizando para a continuidade dos estudos em duas possibilidades de pesquisa, uma direcionada aos processos de aprendizagem presentes no desenvolvimento de competências e outra voltada ao estudo das defesas organizacionais no processo de aprendizagem organizacional.
Abstract This research addresses issues related to the development of the organizational learning under the Experiential Perspective, in order to promote the continuous improvement of servants in the first degree of jurisdiction of the judiciary in the state of Rio Grande do Sul, aiming at analyse actions that promote the Experiential Perspective, exploring the collectivity of individual learning and possible barriers that might impact the transfer of learning from the individual to the collective and organizational. The study was structured in the research-action method and investigated the connections promoted by the actions of learning between servants in interactive learning environment, provided by Multidisciplinary Updates applied to servants of the first degree of jurisdiction of PJRS in the period between March/2014 and April/2015, considering the evaluation of results in relation to actions taken, interviews with interdisciplinary team, judge-inspector and statements of the participant servants, about to identify possible impact generated in people, as a possibility to understand the reality and to find solutions to possible barriers identified. It is concluded, with indications of actions aimed at training of servers, that, as indicated by the survey findings, they allow boosting the promotion of Experiential Perspective in PJRS. This way, it is believed that this work will might help to the administration to overcome the challenges and expand innovative initiatives, as a possibility of strengthening and transformation of the organization itself, indicating to the continuation of studies in two research possibilities, one directed at learning processes present in skills development and other dedicated to the study of organizational defences in the organizational learning process.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/131480
Arquivos Descrição Formato
000976004.pdf (2.834Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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