Repositório Digital

A- A A+

Sistema de avaliação de desempenho dos servidores da Receita Estadual do RS : estágio atual e proposta de renovação

.

Sistema de avaliação de desempenho dos servidores da Receita Estadual do RS : estágio atual e proposta de renovação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sistema de avaliação de desempenho dos servidores da Receita Estadual do RS : estágio atual e proposta de renovação
Autor Escobar, Fábio Silveira
Orientador Pinheiro, Ivan Antonio
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Assunto Avaliação de desempenho
Balanced scorecard
Gestão pública
Resumo A Secretaria da Fazenda do RS utiliza a ferramenta balanced scorecard para definir objetivos e propósitos alinhados com sua estratégia organizacional. A Receita Estadual do RS, por ser órgão integrante de sua estrutura, deve visar ao atingimento desses objetivos. Assim, este trabalho visa identificar em que medida o atual sistema de avaliação de desempenho individual dos servidores da Receita Estadual do RS contribui para a eficácia da função controle da gestão administrativa da SEFAZ/RS. Para tanto, utilizou-se a revisão da literatura e buscou-se contextualizar a avaliação de merecimento dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual e dos Técnicos Tributários da Receita Estadual. Também foi realizada pesquisa de campo, não probabilística, a fim de medir a percepção dos servidores quanto ao alinhamento do sistema de avaliação de merecimento com os objetivos e propósitos da SEFAZ/RS. Na coleta de dados, foi adotada a técnica de observação direta extensiva, na forma de questionários compostos por afirmativas com respostas em escala tipo Likert. Pesquisou-se, também, o grau de aceitação por parte dos servidores da modalidade de avaliação “de baixo para cima”. Foi possível constatar, dentro das limitações da pesquisa, que grande parte dos servidores da Receita Estadual do RS entende que sua avaliação de merecimento devesse estar alinhada com os objetivos estratégicos da SEFAZ/RS do RS. Foram recomendadas alterações nos atuais sistemas de avaliação de merecimento, em observação à revisão da literatura e aos resultados da pesquisa, visando à geração de informações relevantes para a função controle da gestão administrativa da organização.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/131490
Arquivos Descrição Formato
000976066.pdf (536.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.