Repositório Digital

A- A A+

Educação de jovens e adultos enquanto política pública : estudo de caso da EJA no município de Guaporé/RS

.

Educação de jovens e adultos enquanto política pública : estudo de caso da EJA no município de Guaporé/RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação de jovens e adultos enquanto política pública : estudo de caso da EJA no município de Guaporé/RS
Autor Fronza, Joelma Maria
Orientador Sarria Icaza, Ana Mercedes
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Assunto Educação de jovens e adultos
Gestão pública
Políticas públicas
Resumo O presente trabalho consiste em um estudo de caso que pretende inferir e analisar a relação entre a educação de jovens e adultos, seu contexto social e as políticas públicas existentes a respeito, fazendo, para tanto, um recorte que abrange a situação no município de Guaporé/RS, cuja pesquisa de campo conta com suporte de referencial teórico embasado em levantamento bibliográfico do tema no cenário nacional. O fato da pesquisa não diferenciar o fenômeno específico do analfabetismo e o da baixa escolaridade é devido a ambos estarem interligados e, para os fins pesquisados, fazerem parte de um mesmo conjunto, que é o público-alvo da EJA. Como a Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Ensino de Guaporé é oferecida apenas em uma de suas oito escolas municipais, a EMEF Dr. Jairo Brum, atendendo a um total de 42 pessoas matriculadas no atual ano letivo nas quatro turmas de EJA disponíveis, a coleta de dados empíricos foi realizada aplicando questionários a uma amostragem de 42,86% desses estudantes; e entrevistando as duas Coordenadoras Pedagógicas, uma responsável pelas referidas turmas, e a outra pelas escolas municipais. Com isso, foi possível analisar o perfil dos alunos e a adequação dos conteúdos e metodologias da EJA às suas necessidades e expectativas, bem como as dificuldades percebidas pelos gestores no que se refere a políticas públicas que visam combater o problema. Dessa forma, o estudo representa um pequeno passo na luta contra a desigualdade de acesso à educação, que não é somente um problema educacional, mas também econômico, cultural, histórico e político-social.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/131493
Arquivos Descrição Formato
000976208.pdf (542.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.