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Gestão por competências aplicada ao cargo de escrivão nas unidades judiciárias do Tribunal de Justiça - RS

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Gestão por competências aplicada ao cargo de escrivão nas unidades judiciárias do Tribunal de Justiça - RS

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Título Gestão por competências aplicada ao cargo de escrivão nas unidades judiciárias do Tribunal de Justiça - RS
Autor Amarelle, Carla Melo
Orientador Abdala, Paulo Ricardo Zilio
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Assunto Gestão por competências
Gestão pública
Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul
[es] Capacidades de gestión
[es] Cuadro de valores competitivos
[es] Habilidades de mapeo
Resumo Este trabalho tem como foco o estudo da gestão por competências aplicada ao cargo de Escrivão, com identificação das daquelas que merecem ser desenvolvidas por meio de capacitação e outros instrumentos de melhoria, de forma a preencher a lacuna existente entre os requisitos objetivos requeridos para a ocupação do cargo e os conhecimentos, habilidades e capacidades necessários ao cumprimento da função. Realizou-se revisão da literatura sobre os conceitos de gestão, evolução da gestão até a incorporação da gestão por competências, conceitos de competências organizacionais e individuais e estudo de matriz de competências gerenciais por papéis de liderança. Passou-se pela pesquisa documental acerca dos requisitos para assunção no cargo de escrivão, bem como acerca de suas atribuições, com a subsequente aplicação de questionário para mapeamento das competências por amostragem. Adotou-se a matriz de competências Quadro de Valores Competitivos de Robert E. Quinn (2003) para formulação do questionário de pesquisa e interpretação dos resultados. Foi possível identificar as competências encontradas com mais frequência e com maior grau de concordância dentre os servidores respondentes, assim como as mais frágeis, com seus papéis de liderança correspondentes. A intenção não foi a de destacar as competências mais importantes ao exercício do cargo de Escrivão, mas sim apontar para aquelas que precisam ser desenvolvidas para complementar os papéis de liderança necessários ao desempenho eficaz da função de gestor, já que se adotou a teoria do autor acima citado, acreditando-se que todas as competências que compõem os oito papéis de liderança são necessárias e complementares.
Resumen Este trabajo se centra en el estudio de la gestión por competencias aplicada al puesto de Secretario, con la identificación de las capacidades que deben ser desarrolladas a través de la capacitación y otras herramientas de mejora con el fin de cerrar la brecha entre los requisitos objetivos necesarios para la ocupación la posición y los conocimientos, destrezas y habilidades necesarias para el desempeño de la función. Se realizó una revisión de la literatura sobre los conceptos de gestión, evolución de la gestión hasta la incorporación de las habilidades de gestión, los conceptos de capacidad de organización y capacidades individuales y estudio de gama de capacidades de gestión de roles de liderazgo. Inicialmente hubo investigación documental sobre los requisitos para tomar el cargo de secretario, así como de sus funciones con cuestionario de las habilidades de mapeo por muestreo. Se utilizó la matriz de habilidades Cuadro de Valores Competitivos, de Robert E. Quinn (2003) para el diseño de cuestionarios de investigación e interpretación de los resultados. Fue posible identificar las habilidades que se encuentran con mayor frecuencia y con mayor grado de acuerdo entre los encuestados, así como las más vulnerables, con sus correspondientes roles de liderazgo. La intención no era poner de relieve las habilidades más importantes para llevar a cabo el oficio de Secretario, sino apuntar a aquellos que necesitan ser desarrollados para complementar las funciones de liderazgo necesarias para el desempeño eficaz de la función de administrador, ya que se tomó la teoría del autor antes citada, se cree que todas las habilidades que conforman los ocho roles de liderazgo son necesarias y complementarias.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/131494
Arquivos Descrição Formato
000975983.pdf (1.538Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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