Repositório Digital

A- A A+

E-process : impactos de sua implantação na administração pública de Porto Alegre

.

E-process : impactos de sua implantação na administração pública de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título E-process : impactos de sua implantação na administração pública de Porto Alegre
Autor Aquino, Israel da Silva
Orientador Janissek-Muniz, Raquel
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Assunto Gestão pública
Governo eletrônico
Processo eletrônico
Resumo O presente trabalho analisa os impactos produzidos pela implantação da modalidade eletrônica de tramitação processual - E-process - no âmbito do serviço público. Para tanto, foram realizadas entrevistas com gestores de três órgãos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre - SMA, PREVIMPA e PROCEMPA - onde os processos eletrônicos foram implantados, através da adoção do Sistema Eletrônico de Informação - SEI. O referencial teórico parte das formulações propostas por Castells e Levy, que apontam a conformação atual de uma sociedade da informação, baseada nas tecnologias informáticas, buscando identificar elementos referentes à qualificação da gestão - eficiência, economia e celeridade - a partir da crescente adoção das tecnologias da informação na esfera estatal, através de ferramentas de governo eletrônico - E-Gov. Buscou-se, nas entrevistas realizadas, identificar na regularidade dos discursos quais os principais impactos inferidos pelo gestores e analistas envolvidos no processo de implantação do sistema SEI, comparado os resultados ao referencial adotado. Os resultados permitiram identificar que a adoção dos processos eletrônicos apresenta potencialidade significativa para a promoção da economicidade e eficiência administrativas, possibilitando a prestação de serviços qualificados e apresentando-se como alternativa para dirimir as dificuldades ocasionadas pela crescente demanda de serviços públicos. Não obstante, concluímos serem imprescindíveis o comprometimento da gestão e o planejamento adequado, para que as potencialidades apresentadas não se transformem em mero aprofundamento de práticas anteriores.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/131510
Arquivos Descrição Formato
000976179.pdf (605.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.