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O impacto das ações de capacitação da Escola de Desenvolvimento de Servidores da UFRGS na promoção de competências institucionais

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O impacto das ações de capacitação da Escola de Desenvolvimento de Servidores da UFRGS na promoção de competências institucionais

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Título O impacto das ações de capacitação da Escola de Desenvolvimento de Servidores da UFRGS na promoção de competências institucionais
Autor Carneiro, Giovana Soares
Orientador Rocha-de-Oliveira, Sidinei
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Assunto Capacitação profissional
Gestão de pessoas
Gestão pública
Servidores públicos federais
UFRGS
[en] People management in public administration
[en] School development officers
[en] Training at work
[en] Training evaluation
Resumo Este estudo verificou a percepção dos Técnico-Administrativos em Educação sobre o impacto das ações de capacitação e aperfeiçoamento promovidas pela Escola de Desenvolvimento de Servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no ambiente de trabalho. Apresenta a importância da dinâmica de treinamento na qualificação do serviço público, mediante aprimoramento no desempenho dos servidores em consonância com as particularidades de cada espaço organizacional, bem como a realização pessoal e profissional destes no cumprimento de seu papel. Em face do objetivo proposto, a pesquisa adotou uma metodologia descritiva, de cunho quantitativo, com aplicação de questionário on-line autoavaliativo a 134 servidores da universidade citada, dividido em duas partes: na primeira parte, têm-se os dados demográficos e funcionais totalizando três questões abertas e quatro de múltipla escolha. A segunda parte compreende 12 perguntas fechadas do componente impacto do treinamento no trabalho, do Modelo Integrado de Avaliação do Impacto do Treinamento no Trabalho criado e validado por Abbad (1999), associados a uma escala de concordância do tipo Likert de cinco pontos. Esse instrumento possui indicadores que permitiram aos respondentes apontar a frequência de melhora do desempenho no trabalho (diminuição do número de erros, aumento da qualidade e velocidade do trabalho), motivação para realização das atividades ocupacionais (aumento da motivação) e atitude favorável à modificação da forma de se realizar o trabalho (receptividade às mudanças da lógica laboral). De posse de todos os dados coletados, constatou-se que as ações de capacitação propiciadas até o momento não necessariamente incentivaram o fomento de novas habilidades, capacidades e/ou atitudes, novas formas de desempenho de antigas tarefas, ou a aplicação oportuna e eficaz de comportamentos aprendidos. Conclui-se que falta especificidade nos cursos ofertados em consonância com os diversos setores e atribuições que compõem a universidade, uma vez que se disponibilizam essencialmente treinamentos generalizados. Sugere-se, portanto, complementar o rol de oportunidades de capacitação com mais ações voltadas às tarefas rotineiras especializadas exercidas no ambiente organizacional, conforme a classe, categoria funcional ou cargo dos servidores.
Abstract This study examined the perception of Technical and Administrative Education on the impact of training activities and improvement promoted by the School Development Officers of Federal University of Rio Grande do Sul in the workplace. It shows the importance of training dynamics in the public service qualification by improving the performance of state officcer in line with the particularities of each organizational space, as well as personal and professional fulfillment of these in fulfilling their role. To the proposed objective, the survey adopted a descriptive methodology, quantitative nature, with a questionnaire online to 134 officers of said university, divided into two parts: the first part, there are the demographic and functional data totaling three open questions and four multiple choice. The second part comprises 12 closed questions of the impact of the training component at work, the Integrated Model of Training Impact Assessment at Work created and validated by Abbad (1999), associated with a Likert agreement scale of five points. This instrument has indicators that allowed respondents point to performance improvement often at work (reducing the number of errors, increasing quality and working speed), motivation to carry out the work activities (increased motivation) and favorable attitude to the modification of way to do the job (responsiveness to changes in labor logic). Possession of all the data collected, it was found that the training activities conducted to date does not necessarily encouraged the development of new skills, abilities and/or attitudes, new forms of old tasks performance, or the timely and effective implementation of learned behaviors. It is concluded that lack specificity in the courses offered in line with the various sectors and functions that make up the university, since it essentially nurture generalized training. It is suggested, therefore, complement the training opportunities roster with more actions to the routine tasks performed in the organizational environment, according to the class and/or functional category of public officers.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/131524
Arquivos Descrição Formato
000976166.pdf (961.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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