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Retratos urbanos em romances brasileiros do século XXI : uma leitura de Eles eram muitos cavalos, O fotógrafo e Satolep

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Retratos urbanos em romances brasileiros do século XXI : uma leitura de Eles eram muitos cavalos, O fotógrafo e Satolep

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Título Retratos urbanos em romances brasileiros do século XXI : uma leitura de Eles eram muitos cavalos, O fotógrafo e Satolep
Autor Staudt, Sheila Katiane
Orientador Gomes, Gínia Maria de Oliveira
Data 2015
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Cidade
Fotografia
Literatura brasileira : Romance
Ramil, Vitor Satolep
Romance contemporaneo
Ruffato, Luiz 1961-. Eles eram muitos cavalos
Tezza, Cristóvão 1952-. O fotógrafo : Crítica e interpretação
[en] City
[en] Contemporary brazilian novel
[en] Photography
[fr] Photographie
[fr] Roman brésilien contemporain
[fr] Ville
Resumo O presente trabalho tem como objetivo investigar de que forma a cidade está representada em romances brasileiros do século XXI. Os três romances selecionados como corpus de análise ou possuem fotógrafos como protagonistas – caso de Satolep, de Vitor Ramil e de O fotógrafo, de Cristovão Tezza – ou apresenta-se como um verdadeiro álbum fotográfico, caso de Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato. O diálogo constante entre literatura e fotografia possibilitou identificar analogias e singularidades no modo de representação utilizado em cada narrativa. Os recortes do real, chamados aqui de “retratos urbanos”, permitiram um alargamento do olhar sobre aspectos recorrentes no universo contemporâneo problematizados na ficção brasileira deste século, tais como a fragilidade das relações interpessoais, os deslocamentos pela urbe, a invisibilidade humana nos centros urbanos, etc. Para tanto, recorreu-se a teóricos que abordam a questão da cidade ou da fotografia como, por exemplo, Kevin Lynch, Richard Sennett, Italo Calvino, Walter Benjamin, Zygmunt Bauman, Roland Barthes, Susan Sontag, entre outros. Deste modo, buscamos compreender como a arte fotográfica foi utilizada em cada um dos textos para capturar os signos citadinos registrados através da arte literária.
Abstract This work aims to understand how the city itself is represented in the contemporary Brazilian fiction of the 21st century. The three novels chosen as corpus to our research or present photographers as main characters – as it is the case in Satolep, by Vitor Ramil and O fotógrafo, by Cristovão Tezza – or correspond in fact to a photo album – as in Eles eram muitos cavalos, by Luiz Ruffato. The constant dialogue between literature and photography allows us to identify analogies and specificities of their representational techniques. The extractions of reality, here called “urban portraits”, helped to open up the perception over recurring aspects in the contemporary universe, questioned in the Brazilian fiction of this century such as the fragility of interpersonal relationships, wanderings through the city itself, human invisibility in urban centers, etc. Therefore, we turned towards studies about city and photography by authors such as Kevin Lynch, Richard Sennett, Italo Calvino, Walter Benjamin, Zygmunt Bauman, Roland Barthes, Susan Sontag, among others. Consequently, we are able to apprehend how the art of photography was exploited in each narrative with the purpose of capturing the city signs into literary art.
Résumé Cette thèse vise à déchiffrer les représentations de la ville dans la fiction romanesque brésilienne du XXI e siècle. Les trois romans choisis comme corpus d’étude ou bien présentent des photographes comme protagonistes – tel est le cas de Satolep par Vitor Ramil et de O fotógrafo par Cristovão Tezza – ou bien revêtent la forme d’un véritable album de photos – comme dans Eles eram muitos cavalos par Luiz Ruffato. Un dialogue perpétuel entre littérature et photographie nous permet d’identifier aussi bien les analogies que les spécificités de leurs techniques de représentation. Les découpes du réel, appelées ici « portraits urbains », font en sorte que notre regard puisse s’élargir pour capter les aspects récurrents sur l’univers de la fiction brésilienne contemporaine, telles que la fragilité des relations interpersonnelles, les déplacements sur la ville, l'invisibilité humaine dans les centres urbains, etc. À cette fin, nous nous tournons vers les études sur la ville et la photographie par des théoriciens comme Kevin Lynch, Richard Sennett, Italo Calvino, Walter Benjamin, Zygmunt Bauman, Roland Barthes, Susan Sontag, parmi d’autres. C’est ainsi que nous sommes à même de mieux comprendre comment, dans ces récits, l'art de la photographie a été utilisée pour saisir les signes citadins enregistrés par l'art littéraire.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/131536
Arquivos Descrição Formato
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