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Fatores motivacionais no serviço público : um estudo de caso em um campus descentralizado de uma universidade pública

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Fatores motivacionais no serviço público : um estudo de caso em um campus descentralizado de uma universidade pública

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Título Fatores motivacionais no serviço público : um estudo de caso em um campus descentralizado de uma universidade pública
Autor Farias, Litieli Tadiello Bedinoto
Orientador Costa, Silvia Generali da
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Assunto Gestão pública
Motivação
Serviço público
Resumo A sociedade atual demanda um melhor desempenho dos serviços públicos e este está diretamente relacionado ao desempenho de seus recursos humanos. Como recursos humanos motivados e satisfeitos com o que fazem tendem a desenvolver as atividades com melhor qualidade e comprometimento, e a ter maior produtividade, o presente trabalho tem o objetivo de analisar os fatores que interferem na motivação para o trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen. Com subsídios de algumas das teorias motivacionais mais importantes e das peculiaridades do estudo da motivação no serviço público, a pesquisa teve natureza, predominantemente, quantitativa, com característica descritiva e de estudo de caso. Ao encontro da Teoria dos Dois Fatores de Frederick Herzberg, os questionários aplicados aos servidores resultaram na identificação das políticas e regulamentos da UFSM como um fator de insatisfação/desmotivação. Em contrapartida, os fatores motivacionais reconhecimento, crescimento pessoal, responsabilidade, realização, progresso e o trabalho em si apresentaram níveis altamente positivos, denotando que esses ocasionam a satisfação e motivação no trabalho. Os pesquisados também apontaram os fatores remuneração, estabilidade, gostar do que faz e plano de carreira como os que mais interferem, positivamente, na motivação para trabalhar na UFSM/FW. Por fim, algumas ações de melhorias foram sugeridas para a organização, visando à manutenção de um ambiente de estímulo à motivação e satisfação no trabalho, gerando, consequentemente, impactos positivos na prestação do serviço.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/131542
Arquivos Descrição Formato
000976219.pdf (858.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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