Repositório Digital

A- A A+

A incidência dos impostos municipais na aquisição de bens imóveis em Campina das Missões

.

A incidência dos impostos municipais na aquisição de bens imóveis em Campina das Missões

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A incidência dos impostos municipais na aquisição de bens imóveis em Campina das Missões
Autor Bernardi, Marlize
Orientador Albernaz, Renata Ovenhausen
Co-orientador Oliveira, Vanessa Regina Bettiol de
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Assunto Bens imóveis
Gestão pública
Imposto municipal
Resumo A incidência dos impostos municipais nas transações envolvendo bens imóveis em Campina das Missões se dá na forma da lei. Na maioria dos atos lavrados no tabelionato de notas nestas transações ocorre à incidência dos impostos, este que é recolhido no ato da lavratura da escritura, a maioria com a alíquota é de 2% (dois por cento), exceção às doações, em que a alíquota é de 3% (três por cento). Por vezes, em nossa experiência como profissional desses cartórios, percebemos que a satisfação do imposto municipal torna o ato oneroso, fazendo com que, algumas vezes, o interessando deixe de fazer o negócio ou adquira o imóvel através de contrato de gaveta ou de uma procuração, formas que não tem valor jurídico algum perante a propriedade, ou até mesmo levem alguns anos para legalizar a sua situação com relação ao bem. Este trabalho, assim, busca apresentar um arrolamento e uma quantificação sobre os principais impostos municipais (que são o IPTU e o ISS), envolvidos em operações de transação de bem imóveis no Município de Campina das Missões, e por meio de uma pesquisa de campo realizada junto ao tabelionato de nota da cidade, e nos documentos Relatórios Anuais de 2011, 2012 e 2013, detalhando ato por ato, deixando mais fácil a compreensão do assunto tratado.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/131543
Arquivos Descrição Formato
000976239.pdf (6.904Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.