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Desenvolvimento e teste de um modelo interativo para aprendizagem e calibragem em cefalometria radiográfica

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Desenvolvimento e teste de um modelo interativo para aprendizagem e calibragem em cefalometria radiográfica

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Título Desenvolvimento e teste de um modelo interativo para aprendizagem e calibragem em cefalometria radiográfica
Autor Silveira, Heraldo Luis Dias da
Orientador Silveira, Heloísa Emília Dias da
Data 2008
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Programa de Pós-Graduação em Odontologia.
Assunto Cefalometria
Educacao odontologica
[en] Calibrating
[en] Cephalometric analysis
[en] Learning
Resumo As análises cefalométricas computadorizadas baseiam-se na marcação de pontos anatômicos sobre imagens radiográficas digitalizadas. Estudos têm questionado o desempenho dos executores, tendo em vista a falta de reprodutibilidade dos exames. Tal fato, gera preocupação com a formação do profissional para a prática da cefalometria radiográfica. Desta forma, se faz necessária a criação de novas abordagens no ensino que permitam promover e consolidar conhecimentos e intervenções neste domínio. Dentro deste contexto, foram desenvolvidos um objeto virtual chamado Ceph-Learning para aprendizagem e um software intitulado Cyclops Cephalometry para treinamento e calibragem em cefalometria radiográfica. Especialistas em tecnologia educativa, ortodontia, alunos de graduação e pós-graduação testaram os produtos criados. Os resultados mostraram que estes apresentam-se como ferramentas úteis, eficientes e facilitadoras do processo de aprendizagem e calibragem, servindo de suporte para o aprendizado e prática da cefalometria. Conclui-se que a tecnologia virtual aplicada ao aprendizado assistido por computador é eficiente e melhora o desempenho acadêmico e profissional nos exames cefalométricos.
Abstract Computed cephalometric analysis is based on the identification of anatomical landmarks marked on digitized radiographic images. Some studies have been enquiring the performance of the examiner, considering the analysis lack of reproducibility. This outcome generates a concern regarding the academic training of the professionals responsible for the cephalometric analysis. Therefore, the creation of new educational approaches which could allow the promotion and consolidation of interventions within this domain is necessary. This context has lead to the development of a virtual object directed to teaching denominated Ceph-Learning and a calibrating and training software named Cyclops Cephalometry. Technology education and orthodontics specialists, undergraduate and graduate students have tested the developed products. Results show that these tools have facilitated the teaching and calibrating process proven to be useful and efficient, therefore, standing as a cephalometric practice and learning support. As a conclusion, virtual technology applied to computer-aided learning is efficient and improves the professional and academic performance regarding cephalometric analysis.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/13155
Arquivos Descrição Formato
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