Repositório Digital

A- A A+

Fatores que influenciam a motivação de servidores públicos municipais : estudo de caso na E.M.E.I Gabriela Boff

.

Fatores que influenciam a motivação de servidores públicos municipais : estudo de caso na E.M.E.I Gabriela Boff

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Fatores que influenciam a motivação de servidores públicos municipais : estudo de caso na E.M.E.I Gabriela Boff
Autor Pagnussat, Rosiéli
Orientador Costa, Silvia Generali da
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Assunto Gestão pública
Motivação
Servidores publicos
Resumo Na administração pública, toda a estrutura administrativa deve estar motivada para atender as necessidades do cidadão. Nesse sentido, este estudo buscou analisar os fatores motivacionais dos servidores públicos na função de auxiliar de educação infantil na E.M.E.I Gabriela Boff, no município de Camargo (RS). Por meio de uma pesquisa descritiva e quantitativa, foi desenvolvido um estudo de caso, com 9 servidores municipais em uma escola de educação infantil. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário estruturado. Na primeira parte, através de perguntas fechadas e de seleção, buscou identificar o perfil dos entrevistados. Na segunda parte, o questionário formou-se por questões afirmativas, baseadas nos fatores higiênicos e motivacionais identificados pela teoria de Herzberg. Para a resposta de cada questão, foi utilizada uma escala Likert de 5 pontos, sendo: 1- Discordo totalmente; 2- Discordo; 3- Indiferente; 4- Concordo; e, 5- Concordo Totalmente. Os dados coletados a partir do questionário foram analisados quantitativamente através de tabulação e de planilhas do aplicativo Microsoft Excel. Como resultados, foi possível constatar no estudo que a motivação não depende apenas de fatores organizacionais. No geral, das 27 dimensões avaliadas, 17 apontam motivação, 8 apontam indiferença, e apenas 2 apontam desmotivação. Os fatores que menos interferem na motivação na ótica dos investigados são autonomia, segurança/permanência no trabalho, decisões organizacionais, remuneração, status/prestígio e instalações físicas. Já os fatores que mais motivam, segundo os investigados, são a realização pessoal e profissional, o reconhecimento, o desenvolvimento pessoal, o relacionamento com os gestores/servidores e, o relacionamento com os colegas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/131553
Arquivos Descrição Formato
000976444.pdf (222.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.