Repositório Digital

A- A A+

A liderança e sua influência no desempenho das atividades da agência da Caixa Econômica Federal de Quaraí

.

A liderança e sua influência no desempenho das atividades da agência da Caixa Econômica Federal de Quaraí

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A liderança e sua influência no desempenho das atividades da agência da Caixa Econômica Federal de Quaraí
Autor Esnarriaga, Marcio Rogerio Morele
Orientador Rocha-de-Oliveira, Sidinei
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Assunto Caixa Econômica Federal
Gestão pública
Liderança
[en] Bank clerk
[en] Leadership
[en] Management
[en] Public company
Resumo O presente trabalho tem por objetivo identificar a percepção dos empregados da Caixa Econômica Federal de Quaraí sobre o papel da liderança dos gestores, bem como, identificar as facilidades ou dificuldades que o gestor encontra ao exercer a liderança dentro de uma empresa pública e analisar o modelo de escolha dos gestores, a fim de propor como deve ser a atuação destes gestores, com o intuito de auxiliá-los na melhoria do rendimento e da satisfação de sua equipe de trabalho. Para atingir os objetivos propostos realizou-se uma pesquisa descritiva, através de um estudo de caso, por ter grande profundidade e pequena amplitude, procurando conhecer em profundidade a realidade da agência Quaraí, utilizando como instrumento de pesquisa um questionário contendo 20 perguntas, dirigidas aos funcionários e gestores da agência, e também, uma entrevista com o gerente geral da agência Quaraí. Os resultados obtidos indicam que as características mais valorizadas pelos funcionários são a ética, a disciplina e a honestidade, e também, demonstram que a equipe de trabalho acredita que o atual gestor é um líder eficaz, porém a forma de escolha dos gestores, por parte da empresa, ainda precisa de ajustes. Assim, conclui-se que o líder deve agir de uma forma ética, responsável com atitudes democráticas mas, com iniciativa, para mostrar o caminho que os liderados deverão seguir.
Abstract The present study aims to identify the Caixa Econômica Federal from Quaraí employees’ perception about the role of the managers’ leadership, as well as identifying the facilities and difficulties that the manager faces in exercising the leadership in a public company and analyzing the pattern of choice of managers, in order to help them in the improvement of the efficiency and the satisfaction of his work team. To achieve the proposed goals, it was made a descriptive research, through a case study, for having great depth and small amplitude, seeking to know in depth the reality of the Quaraí agency, using as research instrument a questionnaire containing 20 questions, addressed to the agency employees and managers, and also an interview with the Quaraí agency general manager. The obtained results indicate that the most valued characteristics by the staff are the ethics, the discipline and the honesty, and they also demonstrate that the work team believes that the current manager is an effective leader; however the way of choosing the managers, by the company, still needs settings. Thus, it’s concluded that the leader must act in an ethics, responsible way with democratic attitudes but, with initiative, to show the way the led should follow.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/131586
Arquivos Descrição Formato
000976229.pdf (702.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.