Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNeves, Clarissa Eckert Baetapt_BR
dc.contributor.authorCabral, Frederico Matos Alvespt_BR
dc.date.accessioned2016-01-08T02:40:18Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131630pt_BR
dc.description.abstractNa sociedade contemporânea constata-se uma crescente necessidade de aumento da escolarização das populações, de aquisição de mais competências para enfrentar o mercado de trabalho e a aspiração das famílias por mobilidade social através da educação. Esses fatores têm contribuído para a crescente valorização da educação, especialmente no seu nível superior. A presente dissertação tem como objetivo central analisar o Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), como política de acesso ao ensino superior para os estudantes africanos nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Foi realizada uma pesquisa com caráter quanti- qualitativo. Como resultado, constatou-se que a inserção dos jovens africanos nas universidades brasileiras por meio do PEC-G, consiste na aquisição de capital cultural por meio da conquista do diploma universitário. Evidenciou-se também que, uma das principais instituições responsáveis para ingresso ou permanência destes estudantes no meio acadêmico brasileiro é a própria família, através do seu apoio moral ou material. O fenômeno do preconceito e da discriminação racial, elemento desconhecido no país de origem, acaba sendo uma das barreiras encontradas por estes jovens ao ingressarem no Brasil. Perante as limitações da estrutura do programa, as redes de amizade (capital social) por meio dos conterrâneos desempenham um papel fundamental para permanência destes jovens no meio acadêmico brasileiro. O PEC-G é um dos instrumentos de cooperação educacional mais antigo do qual o Brasil dispõe com os Estados africanos no âmbito da cooperação Sul-Sul. Apesar de dar oportunidades aos jovens deste continente, ele também apresenta fragilidades em facilitar as condições para ingresso e permanência dos mesmos nas cidades e IES onde cursam as suas graduações. Estas fragilidades são percebidas desde o processo seletivo até o momento do acolhimento no aeroporto. Destaca-se também a falta de participação de muitos países africanos signatários de PEC-G em fornecer condições ou mecanismos que visam melhorar economicamente as estadias dos seus cidadãos no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractIn contemporary society there is a growing need to increase the education of the people, for the acquisition of more powers to deal with the labor market and the aspiration of families by social mobility through education. These factors have contributed to the increasing appreciation of education, especially in its upper level. This dissertation has as main objective the Program Arrangement Students Graduate (PEC-G), as policy for access to higher education for the African students in Higher Education institutions (HEIs) Brazilian. It was, of a search with character quanti- qualitative. As a result, it was found that the insertion of young Africans in Brazilian universities through the PEC-G, consists in the acquisition of cultural capital through the conquest of university diploma. It was observed also that one of the main institutions responsible for entry into or residence of these students in academia Brazilian is the family itself, through its moral support or material. The phenomenon of prejudice and racial discrimination, unknown element in the country of origin, it ends up being one of the obstacles encountered by these young people to join in Brazil. In view of the limitations of the program's structure, networks of friendship (social capital) through the countrymen play a fundamental role for the continuance of these young people in academia Brazilian. The PEC-G is one of the instruments of cooperation educational older which Brazil has with the African States in the context of South-South cooperation. Although give opportunities to young people on this continent, it also presents weaknesses in facilitating the conditions for entry and residence in the cities and SPECIES where coursing their graduations. These weaknesses are perceived from the selective process up to the time of the welcoming at the airport. Also noteworthy is the lack of participation of many African countries signatories of PEC-G to provide conditions or mechanisms that aim to improve economically the stays of its citizens in Brazil.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducational cooperationen
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectPEC-Gen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectSistema de ensinopt_BR
dc.subjectFamily and african studentsen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectEstudantept_BR
dc.titleOs estudantes africanos nas instituições de ensino superior brasileiras : o Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000977642pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples