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dc.contributor.advisorZawislak, Paulo Antoniopt_BR
dc.contributor.authorSchnorr, Leonardo Afonsopt_BR
dc.date.accessioned2008-06-14T04:11:18Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13163pt_BR
dc.description.abstractPosto o contexto de competitividade no mercado global, é fato que nações e organizações buscam formas de inovar para permanecerem sustentáveis. Entretanto, para efetivar os anseios de serem competitivas e inovadoras, há uma necessidade de manter estratégias e uma estrutura de rotinas que as possibilite gerir e gerar as inovações, de forma a transformar suas capacidades tecnológicas em algo efetivo. O objetivo deste trabalho é a identificação de uma estrutura de um sistema de gestão de inovação adequada para atender o posicionamento estratégico de inovação. Utilizando o caso de uma empresa do setor do vestuário, elaborou-se um modelo para análise de capacidade tecnológica, focando tópicos relacionados à estratégia. Os dados foram coletados por entrevistas em profundidade com o corpo diretivo e por questionários de pesquisa respondidos por 50 líderes da empresa. Os resultados obtidos convergiram na estruturação de um sistema de gestão da inovação que contemple: a) estratégia de inovação; b) capacidade tecnológica que sustente funções de alinhamento e funções da organização – produtos/serviços, gestão de projetos, processo/tecnologia e infra-estrutura e c) sistema de gestão da inovação que tenha relações com alinhamento às estratégias de inovação de produtos e processo, estrutura adequada para inovar oriunda de gestão de projetos eficaz, desenvolvimento de produtos que identifiquem a empresa no mercado como inovadora e por fim, foco em seus mercados de atuação.pt_BR
dc.description.abstractThe competitive environment of global markets leads nations and organisations to engage in a continuous search for innovation, in order to maintain sustainability. However, to effectively become innovative, firms need to sustain a formal structure of strategies and routines that enable them to generate and manage innovation, enhancing their technological capabilities. This study aims to identify an innovation management system structure that better fits to the strategic positioning of a specific firm. The firm in which the case study is developed belongs to the clothing sector. Data were collected through in-depth interviews with the firm’s directive body and application of research questionnaires along with 50 respondents. Results allowed the development of an innovation management system considering three aspects, namely: a) innovation strategy; b) technological capabilities to sustain organisational functions – products/services, project management, process/technology, and infrastructure; and c) structure and alignment, in order to allow efficient project management, development of innovative products and market orientation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInnovation managementen
dc.subjectAdministração da produçãopt_BR
dc.subjectGestão da inovaçãopt_BR
dc.subjectTechnological capabilitiesen
dc.subjectInnovation strategyen
dc.subjectCapacitação tecnológicapt_BR
dc.subjectEstratégia empresarialpt_BR
dc.titleEstratégias e sistema de gestão da inovação : o caso de uma empresa do setor do vestuáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000639834pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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