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dc.contributor.advisorCauduro, Flavio Viniciuspt_BR
dc.contributor.authorGruszynski, Ana Claudiapt_BR
dc.date.accessioned2016-01-09T02:42:06Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131701pt_BR
dc.description.abstractO trabalho analisa o planejamento da comunicação gráfica (design) buscando compreender o que sustenta a denominação "pós-moderno" no âmbito da retórica tipográfica. A tese sustenta que a diversidade das propostas contemporâneas do design gráfico pode ser visualizada em duas estratégias principais: a ênfase nos signos tipográficos, integrando simultaneamente os códigos verbal e visual, e o pastiche, como imitação irônica e desviante de modelos modernos. Se um dos paradigmas da modernidade no design era a legibilidade, a pósmodernidade já não a tem como critério principal e funcional. Essa tendência é discutida sob 0 ponto de vista do estilo, em termos temporais e estratégicos, e na sua relação com a leitura, o que permite o enfrentamento de uma das questões centrais da pós-modernidade: a pluralidade. A pesquisa indica diferentes traços que demonstram as ambivalências pós-modernas no âmbito do planejamento da comunicação gráfica e destaca conceitos centrais na discussão sobre o tema. É uma discussão bibliográfica, fundada na análise crítica de autores, que dialoga com imagens produzidas no âmbito da atividade profissional analisada.pt_BR
dc.description.abstractThis work analyzes graphic communication (design) planning to understand what sustains the denomination "post-modern" in the ambit of typographic rhetoric. This dissertation sustains that the diversity of contemporary proposals of graphic design can be visualized through two main strategies: the emphasis on the typographic signs, simultaneously integrating the verbal and visual codes, and pastiche, an ironic and deviate imitation of modem models. If one of the modernist paradigms in design was legibility, post-modernism no longer considers its main and functional criterion. This tendency is discussed under the point of view of style, in terms of time and strategy, and in its relationship with reading, which allows us to face one of the central subjects of post-modernism: plurality. Different aspects are indicated to demonstrate the post-modern ambivalence in the area of graphic communication planning, and some central concepts in the discussion of the· theme are highlighted. This study is a bibliographical discussion, founded on the criticai analysis of different authors, which dialogues with images produced in the ambit of the analyzed professional activity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign gráfico : Históriapt_BR
dc.subjectTipografiapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPós-modernidadept_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.titleA imagem da palavra : retórica tipográfica na pós-modernidadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000366398pt_BR
dc.degree.grantorPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2003pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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