Repositório Digital

A- A A+

Conceito de pobreza e estratégias de superação no desenho de políticas públicas : o programa RS/Mais Igual

.

Conceito de pobreza e estratégias de superação no desenho de políticas públicas : o programa RS/Mais Igual

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Conceito de pobreza e estratégias de superação no desenho de políticas públicas : o programa RS/Mais Igual
Autor Savi, Aline Roman
Orientador Madeira, Lígia Mori
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Pobreza
Políticas públicas
Programa RS Mais Igual
Programas sociais
Resumo O trabalho apresentado visa a identificar qual é conceito de “pobreza” que estrutura o Programa RS Mais Igual e analisar quais são as principais estratégias propostas para a sua superação, relacionando-os. Para tanto, foi desenvolvido um “estudo de caso”, tendo-se como fontes de coleta documentos (sobretudo, leis e decretos) e publicações institucionais relacionadas ao Programa. Como resultado, verificou-se que o RS Mais Igual pressupõe a pobreza enquanto um fenômeno de múltiplas dimensões (não restrita, portanto, à ausência de renda), contemplando, assim, ações de diferentes naturezas e, embora ainda mantenha princípios vinculados à perspectiva das “necessidades básicas”, sobretudo ao estabelecer como critério de inclusão a renda (baseada na constituição de uma “linha de pobreza”), o Programa enfatiza a condição de cidadania do beneficiário, tendo como impacto desejado sua emancipação social e econômica, traço determinante para que se caracterize enquanto ação orientada pela noção de “privação relativa”. A perspectiva de pobreza adotada se revela no desenho do Programa, que se constitui como resposta a um problema social composto por múltiplos fatores, delimitando a necessidade de articular diferentes ações, executada por diferentes atores, bem como de estruturar espaços de construção e de deliberação capazes de traçar estratégias para a busca de resultados conjuntos, com foco em espaços territoriais e populações específicas, assim como um Fundo financiador do conjunto das ações.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/131718
Arquivos Descrição Formato
000982410.pdf (435.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.