Repositório Digital

A- A A+

Professores de teatro a inspirar : um caleidoscópio de memórias

.

Professores de teatro a inspirar : um caleidoscópio de memórias

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Professores de teatro a inspirar : um caleidoscópio de memórias
Autor Wolkmer, Juliana Ribeiro
Orientador Santos, Vera Lucia Bertoni dos
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Assunto Formação acadêmica
História oral
Memória
Teatro : Ensino
[es] Educación teatral
[es] Formación académica
[es] La historia oral
Resumo Na perspectiva da história oral, organizam-se narrativas sobre professores marcantes na formação acadêmica de dois artistas/professores de teatro egressos do DAD – UFRGS. Durante a trajetória escolar e acadêmica, somos atravessados por inúmeras experiências, muitas delas proporcionadas por professores que influenciaram a nossa formação de modo profundo e significativo, e que permanecem vivos na nossa memória, ecoando saberes e sensações. A partir da perspectiva da história das sensibilidades, a pesquisa rastreia aspectos que passam despercebidos no cotidiano da sala de aula, por estarem atrelados a sensações individuais, determinantes no processo de aprendizagem. A pesquisa destaca práticas de ensino e aprendizagem e modos de ser de alguns professores de teatro que superaram a ideia de transmissão de conteúdos. Paixão e provocação são os elementos que permeiam um caleidoscópio de memórias, construído e registrado a fim de valorizar e inspirar os professores de teatro que acreditam na potência transformadora da prática teatral.
Resumen A través de la historia oral, se organizan las narrativas de los maestros importantes en la formación académica de dos artistas / profesores de teatro graduados – DAD-UFRGS. Durante la escuela y la carrera académica, se nos cruzamos por numerosos experimentos, muchos de ellos proporcionados por maestros que influyeron en nuestra formación de manera profunda y significativa, y que permanecen vivos en nuestra memoria, haciéndo eco de los conocimientos y sensaciones. Desde la perspectiva de la historia de la sensibilidad, la investigación tiene la intención de buscar aspectos que pasan desapercibidos en el aula todos los días, porque están vinculados a sensaciones individuales determinantes en el proceso de aprendizaje. Los aspectos más destacados de investigación muestran prácticas y formas de ser de algunos profesores de teatro que han superado la mera perspectiva de la entrega de contenido. La pasión y la provocación son los elementos que impregnan un caleidoscopio de recuerdos, construidos y registrados con el fin de mejorar e inspirar a los profesores de teatro que creen en la potencia transformadora de la práctica teatral.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/131723
Arquivos Descrição Formato
000982014.pdf (565.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.