Repositório Digital

A- A A+

Acumular tesouros : um olhar sobre os cadernos de desenho

.

Acumular tesouros : um olhar sobre os cadernos de desenho

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Acumular tesouros : um olhar sobre os cadernos de desenho
Autor Pereira, Marcelo Eugênio Soares
Orientador Goncalves, Flavio Roberto
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Assunto Colagem
Desenho contemporaneo
Escrita
[en] Collage
[en] Contemporary drawings
[en] Hupomnêmata
[en] Sketchbooks
[en] Writing
Resumo A pesquisa intitulada Acumular tesouros: um olhar sobre os cadernos de desenho analisa um conjunto de cadernos de desenho, elaborados por mim, entre 2006 e 2015. O objetivo desse estudo é investigar de que modo a utilização frequente dos cadernos de desenho constitui uma poética e de que forma os cadernos são abordados na história da arte. A metodologia, de ordem qualitativa, possui por principal ação a continuidade da produção prática, assim como as relações estabelecidas entre os meus cadernos e os de outros artistas. Neste estudo, evidencio o aspecto heterogêneo dos cadernos, já que estes comportam e agregam grande quantidade de elementos gráficos, além dos desenhos, tais como colagens e escritos. É explorada a hipótese de que os cadernos não são apenas instrumentos para obras futuras; mas que são, principalmente, veículos que possibilitam experimentações artísticas das mais variadas naturezas. São abordados os conceitos de hupomnêmata a partir de Michel Foucault (2004; 2010; 2011); colagem por Antoine Compagnon (1996); e desenho a partir de John Berger (2010).
Abstract The present research entitled Accumulating treasures: a look upon sketchbooks analyzes a set of sketchbooks, created by myself between 2006 and 2015. The main objective of this research is to investigate in what way the frequent use of sketchbooks constitutes a poetics and how sketchbooks are addressed in Art History and in contemporary artistic production. The methodology – which follows a qualitative approach – has as main procedure the continuity of practical production as well as the establishment of relations among my sketchbooks and other artists’. I emphasize, in this study, the heterogeneous aspect of the sketchbooks, considering that they contain and aggregate a considerable amount of graphic elements besides the drawings, as well as collages and writings. The hypothesis explored is that the sketchbooks are not just an instrument to future works, but they are mainly means that allow artistic experiments of several kinds to be carried out. The concepts of hupomnêmata by Michel Foucault (2004; 2010; 2011); and collages by Antoine Compagnon (1996) are addressed along with the concept of drawing according to John Berger (2010).
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/131745
Arquivos Descrição Formato
000981912.pdf (7.103Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.