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Mais que barbies e ogras : uma etnografia do futebol de mulheres no Brasil e nos Estados Unidos

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Mais que barbies e ogras : uma etnografia do futebol de mulheres no Brasil e nos Estados Unidos

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Título Mais que barbies e ogras : uma etnografia do futebol de mulheres no Brasil e nos Estados Unidos
Outro título More than barbies or ogresses : an ethnography of women's soccer in Brazil and the United States
Autor Kessler, Claudia Samuel
Orientador Damo, Arlei Sander
Data 2015
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.
Assunto Brasil
Estados Unidos
Etnografia
Feminilidade
Futebol
Gênero
Mulher
[en] Femininities
[en] Gender
[en] Masculinities
[en] Sports trajectories
[en] Women's soccer
Resumo Com base na etnografia realizada entre 2011 e 2013 – incluindo observação participante, entrevistas, registro fotográfico e enquete – esta tese analisa o significado do futebol de mulheres em Porto Alegre (RS, Brasil) e Amherst (MA, Estados Unidos). Ao invés de utilizar o termo futebol feminino, corrente tanto no espaço esportivo quanto acadêmico, proponho o conceito de futebol de mulheres, objetivando, com isso, a desindexação do pensamento normativo de gênero, refém do binômio “masculino/feminino”. O futebol de mulheres, no Brasil, é um espaço marcado pela expressão de múltiplas perspectivas de gênero, além de se caracterizar por performances corporais improvisadas e criativas, revelando-se um espaço de disputas, mas também de convivialidade, como outros espaços sociais quaisquer. Trata-se, portanto, de afirmar este espaço de relações multifacetadas, deixando de lado o discurso das ausências, da precariedade e da invisibilidade, a partir dos quais este futebol tem sido caracterizado. Em Porto Alegre, podem-se destacar as marcações sociais e econômicas que influenciam na dinâmica dos grupos, enquanto, nos Estados Unidos, acentuam-se as marcações etárias. Com a proposta de ampliar mais do que esgotar as reflexões sobre o tema, reflito sobre a heterogeneidade dos agentes sociais que compõem o mundo futebolístico de mulheres de Porto Alegre e de Amherst, tais como jogadoras, comissões técnicas, organizadores, arbitragem, público e mídia. A tese, no seu conjunto, busca tensionar a necessidade de associação do futebol de mulheres à estrutura futebolística instituída pela lógica do espetáculo midiático e mercadológico, como se esta fosse a única possibilidade de reconhecimento, afirmação de identidades e sociabilidade.
Abstract Based on ethnographic practices carried out between 2011 and 2013 - including interviews, photographic documentation and polls - this thesis analyzes the meaning of women's soccer in Porto Alegre (RS, Brazil) and Amherst (MA, United States). Instead of using the term “feminine soccer” commonly used both in sports and academic spaces, I propose the concept of “women's soccer”, aiming thereby to disassociate it from normative gender thinking, still hostage to the binomial “masculine/feminine”. Brazilian women's soccer is a space marked by the expression of multiple perspectives of gender. It is characterized by improvised and creative body performances, revealing itself as a space of disputes, but also conviviality, similar to other social spaces. It's, therefore, necessary to state this space as one of multifaceted relations, leaving aside the “discourse of absence”, precariousness and invisibility from which this space has been characterized. In Porto Alegre, one can highlight the social and economical markers that influence the dynamics of groups, while in United States one can highlight age markings. With the proposal to extend more than exhaust the reflections on the subject, I think on the heterogeneity of social actors that make up the world of “women's soccer” in Porto Alegre and Amherst, such as: players, technical commissions, organizers, referees, public and media. The thesis, as a whole, reflects on the need to associate “women's soccer” to the soccer structure established by the logic of media and marketing spectacles as if this were the only possibility of recognition, affirmation of identities and sociability.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/131770
Arquivos Descrição Formato
000980499.pdf (6.253Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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