Repositório Digital

A- A A+

Empathea : Reflexões sobre aspectos relativos à composição e à produção fonográfica de uma cantata religiosa

.

Empathea : Reflexões sobre aspectos relativos à composição e à produção fonográfica de uma cantata religiosa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Empathea : Reflexões sobre aspectos relativos à composição e à produção fonográfica de uma cantata religiosa
Autor Saldanha, Saimon Vargas
Orientador Prass, Luciana
Co-orientador Fernando Lewis de Mattos
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Música: Habilitação em Música Popular: Bacharelado.
Assunto Cantata (Música)
Composicao
Música cristã contemporânea
Música popular
Resumo Este projeto de graduação pretende apresentar a produção fonográfica de uma cantata religiosa denominada Empathea, bem como um memorial descritivo dos processos de criação e de produção da mesma. Com uma temática baseada na história bíblica como um todo, a narrativa musical perpassa e une, em torno de um único foco, os principais conteúdos teológicos encontrados desde o primeiro livro da Bíblia – Gênesis – até o último – Apocalipse – através de doze canções e doze trechos instrumentais, dispostos em um prelúdio, nove interlúdios e um poslúdio. A partir de sete movimentos de música contínua, a obra cria um diálogo entre diferentes formas, gêneros e estilos de linguagem musical, apresentando uma variedade de formações instrumentais e de orquestrações que transitam entre a tradição da música sinfônica e algumas das formações mais usuais em grupos de música popular. O memorial descritivo reflete pontos importantes que delinearam as decisões de cunho estético e técnico no desenvolvimento da obra, apresentando de maneira detalhada as relações de cada movimento com o discurso narrativo, assim como os processos de produção musical envolvidos durante a gravação. Como o intuito do texto da cantata é apresentar uma visão panorâmica da cosmovisão cristã e da história bíblica através da música, o autor também pretende explicar, de maneira pontual e sucinta, o conteúdo teológico apresentado nas canções, procurando, além de explorar os pontos específicos que são pilares da história, situá-los na macro narrativa, de forma que suas conexões transmitam a linearidade e homogeneidade pretendidas para a obra.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/131809
Arquivos Descrição Formato
000981981.pdf (4.372Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.