Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Marisa Cristina Vorraberpt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Maurício dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2016-01-16T02:42:03Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131876pt_BR
dc.description.abstractEsta tese apresenta um estudo sobre reconhecimento social docente, cujo objetivo é analisar e colocar sob suspeita o Prêmio Professores do Brasil, organizado pelo Ministério da Educação e seus parceiros. Ao corroborar o pacto contemporâneo entre educação e mercado, esse concurso desvia o foco das experiências de reconhecimento social da visibilidade da profissão para a espetacularização da carreira. Para defender essa proposição elaboro um percurso investigativo centrado na 7ª e 8ª edições do Prêmio, realizadas, respectivamente, em 2013 e 2014. Ferramentas analíticas como governamentalidade e práticas de si, desenvolvidas por Michel Foucault, e sujeição social e servidão maquínica, tal como Maurizio Lazzarato as emprega inspirado em Deleuze e Guattari, possibilitaram-me perceber que o Prêmio, pensado e organizado no interior da economia da educação, opera por meio da tríade experiência pedagógica-premiação-espetacularização a fim de engendrar um modo de ser professor que denomino de subjetividade docente superlativa. A elaboração desse constructo subjetivo tende a produzir certos efeitos de verdade sobre a docência: a necessidade de estabelecer parcerias como negócios; atribuir tessituras competitivas às ações docentes como importante recurso pedagógico; incitar os professores a desafiarem-se, permanentemente, para ir além do que se é; visibilizar, intensamente, as atividades realizadas. Esses são alguns imperativos de verdade que deslocam as concepções, historicamente cristalizadas, de status, prestígio, honra e dignidade do magistério para uma dimensão empreendedora acerca da tarefa dos professores. De forma ambivalente, tais investimentos na carreira possibilitam novas experiências pedagógicas ao passo que restringem o fazer docente aos princípios do mercado econômico em que a espetacularização tem sido uma das principais estratégias de condução das condutas da população.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis presents a study about the docent social recognition, in which the aim is to analyze and to place under suspicion the Teachers of Brazil Award, organized by the Ministry of Education and its partners. In order to corroborate the contemporary pact between education and market, this competition turn aside the focus from experiences of social recognition of the profession visibility to the career as spectacle. In defending this proposition it was elaborated an investigative trajectory centered on 7th and 8th editions of the Award, held respectively in 2013 and 2014. Analytical tools as governmentality and practices of the self, developed by Michel Foucault, and social subjection and machinic enslavement, as Maurizio Lazzarato employs inspired by Deleuze and Guattari, allowed me to realize that the Award, planned and organized within the economics of education, operates through the triad teaching experience- award- spectacularization to produce a way of being teacher that I denominate superlative docent subjectivity. The elaboration of this subjective construct tends to produce some effects of true on the teaching practice: the need to establish partnerships as business; assign competitive tessitura in the teaching actions as an important pedagogical resource; encourage teachers to be challenged permanently, to go beyond of what it is; made visible, intensely, the carried out activities. These are some imperatives of true that shift the conceptions, historically crystallized, of status, prestige, honor and dignity of the teaching profession to an entrepreneurial dimension about the teacher task. In an ambivalent way, these investments in the career enable new pedagogical experiences while restrict the teaching practice into the principles of market economy in which the spectacularization has been one of the major strategy for the driving of population conduct.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching worken
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectGovernamentalidadept_BR
dc.subjectDocent social recognitionen
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectGovernmentalityen
dc.subjectReconhecimentopt_BR
dc.subjectCultural studies in educationen
dc.subjectAward teacher of Brazilen
dc.titleEspetacularização da carreira docente : prêmio professores do Brasil como prática da economia da educaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000981928pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples