Digital Repository

A- A A+

Identificação e discussão do processo de produção/construção do conhecimento a partir das ações de extensão realizadas pelos professores da FAMED/UFRGS no período 2000-2004

DSpace/Manakin Repository

Identificação e discussão do processo de produção/construção do conhecimento a partir das ações de extensão realizadas pelos professores da FAMED/UFRGS no período 2000-2004

Show full item record

Statistics

Title Identificação e discussão do processo de produção/construção do conhecimento a partir das ações de extensão realizadas pelos professores da FAMED/UFRGS no período 2000-2004
Author Ponte, Cynthia Isabel Ramos Vivas
Advisor Torres, Marco Antonio Rodrigues
Co-advisor Machado, Carmen Lúcia Bezerra
Date 2008
Level Doctorate
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares.
Subject Atividades docentes
Avaliação
Construção do conhecimento
Curso de extensão
Docentes
Educação em saúde
Extensão universitária
FAMED/HCPA
Metodologia científica
Professor
Projetos de pesquisa
Abstract in Portuguese Esta tese investiga as contribuições da extensão universitária realizada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED/UFRGS) e no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) na práxis acadêmica. Analisa ações de extensão realizadas pelos docentes da FAMED/UFRGS no período 2000 a 2004 objetivando: 1) Discutir o processo de construção/produção de conhecimento, 2) Identificar as ações de extensão realizadas na FAMED e no HCPA, neste período, 3) Identificar os cenários de realização, 4) Discutir as metodologias utilizadas. Trata-se de um estudo de caso de caráter quantitativo e qualitativo. Os dados foram coletados através de análise documental, tendo como fontes de dados o Sistema de Extensão da UFRGS e o Setor de Eventos do HCPA, e entrevistas semi estruturadas. O estudo mostra que os departamentos da FAMED têm como modalidades prevalentes de ações de extensão a prestação de serviços e cursos. O HCPA, representa cenário importante de desenvolvimento de ações de extensão, pois do total de horas realizadas em eventos neste período, cerca de setenta por cento identifica-se como atividade de extensão. As entrevistas, realizadas com dez docentes da FAMED envolvidos com atividades de extensão, mostram as relações da extensão com o plano acadêmico, sociedade e com a produção acadêmica, desvela a práxis do trabalho extensionista dos docentes neste período, explicitando o processo educativo, cultural e científico que objetiva a extensão, evidenciando a produção/construção de conhecimento, a partir de metodologias ativas de ensino, no processo de formação de um profissional comprometido com a realidade social.
Abstract The purpose of this thesis is to investigate the contributions of the extension activities at the College of Medicine of the Federal University of Rio Grande do Sul (Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - FAMED/UFRGS) and at the Clinical Hospital of Porto Alegre (Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA) in the academic praxis. It analyses extension actions taken by the FAMED/UFRGS faculty from 2000 to 2004, with the following objectives: 1) To discuss the process of construction and production of knowledge; 2) To identify the extension actions performed at FAMED and HCPA during this period; 3) To identify the sceneries where these actions take place; 4) To discuss the methodologies used in these actions. This is a case study of quantitative and qualitative character. The data were collected through documental analysis, using as source the UFRGS Extension System Database and the events sector information from HCPA, and also through semi-directed interviews. The study shows that the FAMED departments have community service and courses as its prevalent extension actions. The HCPA represents an important scenery for the development of extension actions, since seventy percent of the total event hours that took place during this period were identified as extension actions. The interviews, made with ten faculty members from FAMED who are involved in extension activities, show the relations of the extension with the academic area, with society and with the academic production, revealing the praxis of the extensionist work of the faculty members in this period, and making explicit the educational, cultural and scientific process that extension aims, evidencing the production/ construction of knowledge, from active teaching methodologies, in the process of formation of a professional who is committed to social reality.
Type Thesis
URI http://hdl.handle.net/10183/13191
Files Description Format View
000639200.pdf (1.384Mb) Texto completo Adobe PDF View/Open

This item is licensed under a Creative Commons License

This item appears in the following Collection(s)


Show full item record

Browse



  • The author is the owner of the copyrights of the documents available in this repository and is prohibited under the law, the marketing of any kind without prior authorization.
    Graphic design by Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.