Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFranco, Sérgio Roberto Kielingpt_BR
dc.contributor.authorMarques, Paula Fogaçapt_BR
dc.date.accessioned2016-01-16T02:42:22Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/131916pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação discorre sobre os Massive Open Online Courses (MOOC), com vistas à análise das experiências pioneiras no Brasil. O desafio esteve em trabalhar sobre as potencialidades e as limitações acerca das propostas de arquiteturas pedagógicas na construção de um curso nesse formato. Foram analisados o planejamento para a execução dos cursos e o desenvolvimento desse modelo. A pesquisa de caráter qualitativo está alicerçada no estudo de multicasos na ótica de quatro experiências: três totalmente brasileiras, uma luso-brasileira. O estudo foi desenvolvido a partir da triangulação metodológica: entrevistas em profundidade com os autores dos MOOC, protocolo de análise desses cursos e análise de documentos dos cursos. Destaca-se o conectivismo como início das propostas de MOOC, relacionando tal compreensão à Educação Aberta. Como resultado, esta pesquisa possibilita novos entendimentos frente ao tema. Suscita a criação de novas categorias de classificação pedagógica para MOOC, revela o potencial e os desafios da construção de uma Arquitetura Pedagógica para este modelo de curso, à luz da tríade - teoria, metodologia e tecnologia -, contribuindo para a Educação Superior.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation discusses about the Massive Open Online Courses (Mooc) aimed at analyzing the pioneering experiences. The challenge was to work on the potential and the limitations on the proposals of pedagogical architectures to build a course in this format. The planning for the implementation of courses and the development of this model were analyzed. The qualitative research is grounded in the multicase study from the viewpoint of four experiments: three fully Brazilian and one Portuguese-Brazilian. The study was developed from the methodological triangulation: in-depth interviews with the authors of Mooc, analysis protocol analysis of these courses and course documents. Noteworthy of connectivism like the beginning of proposed from Mooc, relating this understanding to the Open Education. As a result, this research provides new insights across the theme, raising the creation of new categories of educational rating for Mooc, reveals the potential and the challenges of building a pedagogical architecture for this course model, in the light of the triad - theory, methodology and technology - contributing to Academic Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMOOCen
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectPedagogical architectureen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectConnectivismen
dc.subjectOpen educationen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectEducação abertapt_BR
dc.subjectConectividadept_BR
dc.titleMassive Open Online Course (MOOC) : uma análise de experiências pioneiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000981921pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples