Repositório Digital

A- A A+

Ensino de eletricidade para alunos da educação de jovens e adultos : uma experiência didática

.

Ensino de eletricidade para alunos da educação de jovens e adultos : uma experiência didática

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ensino de eletricidade para alunos da educação de jovens e adultos : uma experiência didática
Autor Germano, Cláudia Fraga
Orientador Massoni, Neusa Teresinha
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Curso de Física: Licenciatura.
Assunto Ensino de fisica
[en] Dialogicity
[en] Education
[en] EJA (education for adults and young adults)
[en] Electricity
[en] Physics teaching
Resumo O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o relato das Observações e da Regência realizada durante a disciplina de Estágio de Docência em Física do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Apresenta também o referencial teórico e metodológico e as conclusões referentes à unidade didática realizada nesse período de estágio, na Escola Estadual Dolores Alcaraz Caldas, situada no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Primeiramente, foram observadas e relatadas 24 (vinte e quatro) horas-aula em turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e, posteriormente, realizada a Regência em duas turmas de terceiro ano, dentre as turmas observadas na EJA. As aulas sobre tópicos de Eletricidade foram planejadas seguindo o referencial teórico e metodológico da dialogicidade de Paulo Freire. O resultado mostrou-se satisfatório e eficaz, com ênfase no aspecto conceitual mais do que nos cálculos matemáticos, pois ficou visível que quando nos preocupamos com os interesses e com a realidade dos alunos, há motivação em aprender por parte deles.
Abstract The current paper presents the observation and conduct account carried out along the attending of Teaching Training in Physics for the Physics Undergraduate Program at UFRGS. The paper also poses the theoretical and methodological background, as well as the results obtained from the teaching unit carried out during this training period at Dolores Alcaraz Caldas State School, a school located in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Firstly, 24 hours of EJA classes (Education for Adults and Young Adults) were observed and reported; later, classes were taught to two of the same EJA senior high-school classes. The classes on electricity were planned by following Paulo Freire’s dialogicity theoretical and methodological approach. The outcome proved to be satisfactory and effective, sustaining an emphasis on conceptual aspects rather than mathematical calculations, as it became clear that when we care for the students’ interests and their reality itself, they show motivation to learn.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/132003
Arquivos Descrição Formato
000982751.pdf (3.431Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.