Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorGermano, Cláudia Fragapt_BR
dc.date.accessioned2016-01-20T02:39:46Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132003pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta o relato das Observações e da Regência realizada durante a disciplina de Estágio de Docência em Física do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Apresenta também o referencial teórico e metodológico e as conclusões referentes à unidade didática realizada nesse período de estágio, na Escola Estadual Dolores Alcaraz Caldas, situada no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Primeiramente, foram observadas e relatadas 24 (vinte e quatro) horas-aula em turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e, posteriormente, realizada a Regência em duas turmas de terceiro ano, dentre as turmas observadas na EJA. As aulas sobre tópicos de Eletricidade foram planejadas seguindo o referencial teórico e metodológico da dialogicidade de Paulo Freire. O resultado mostrou-se satisfatório e eficaz, com ênfase no aspecto conceitual mais do que nos cálculos matemáticos, pois ficou visível que quando nos preocupamos com os interesses e com a realidade dos alunos, há motivação em aprender por parte deles.pt_BR
dc.description.abstractThe current paper presents the observation and conduct account carried out along the attending of Teaching Training in Physics for the Physics Undergraduate Program at UFRGS. The paper also poses the theoretical and methodological background, as well as the results obtained from the teaching unit carried out during this training period at Dolores Alcaraz Caldas State School, a school located in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Firstly, 24 hours of EJA classes (Education for Adults and Young Adults) were observed and reported; later, classes were taught to two of the same EJA senior high-school classes. The classes on electricity were planned by following Paulo Freire’s dialogicity theoretical and methodological approach. The outcome proved to be satisfactory and effective, sustaining an emphasis on conceptual aspects rather than mathematical calculations, as it became clear that when we care for the students’ interests and their reality itself, they show motivation to learn.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEJA (education for adults and young adults)en
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectDialogicityen
dc.subjectEducationen
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectElectricityen
dc.titleEnsino de eletricidade para alunos da educação de jovens e adultos : uma experiência didáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000982751pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationFísica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples