O atletismo como situação para o ensino da cinemática
Visualizar/abrir
Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho apresenta a descrição da experiência didática ocorrida na disciplina de Estágio de Docência em Física, realizada no segundo semestre do ano de 2015. O local escolhido para a efetivação das observações e regência foi o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As atividades desenvolvidas ao longo da disciplina consistiram em observações das aulas dos professores de Física durante 26 (vinte e seis) períodos e a regência em uma turma do primeiro ano do Ensino ...
Este trabalho apresenta a descrição da experiência didática ocorrida na disciplina de Estágio de Docência em Física, realizada no segundo semestre do ano de 2015. O local escolhido para a efetivação das observações e regência foi o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As atividades desenvolvidas ao longo da disciplina consistiram em observações das aulas dos professores de Física durante 26 (vinte e seis) períodos e a regência em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, durante 14 (quatorze) períodos. Para o ensino de Cinemática, foi utilizado como referencial teórico a teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e o referencial metodológico Peer Instruction, baseado na criação de situações interativas. Para a aplicação de tais teorias no ensino de Física, utilizou-se o mundo dos esportes, principalmente o atletismo, como pano de fundo. Isso possibilitou que os estudantes colocassem os ensinamentos em prática durante as Olimpíadas Colegiais, que coincidiram com o final da regência. Como consequência houve um maior interesse em estudar Ciências. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Curso de Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Física (452)
Este item está licenciado na Creative Commons License