Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorCosta, Fernando Nunespt_BR
dc.date.accessioned2016-01-20T02:40:04Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132029pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a descrição da experiência didática ocorrida na disciplina de Estágio de Docência em Física, realizada no segundo semestre do ano de 2015. O local escolhido para a efetivação das observações e regência foi o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As atividades desenvolvidas ao longo da disciplina consistiram em observações das aulas dos professores de Física durante 26 (vinte e seis) períodos e a regência em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, durante 14 (quatorze) períodos. Para o ensino de Cinemática, foi utilizado como referencial teórico a teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e o referencial metodológico Peer Instruction, baseado na criação de situações interativas. Para a aplicação de tais teorias no ensino de Física, utilizou-se o mundo dos esportes, principalmente o atletismo, como pano de fundo. Isso possibilitou que os estudantes colocassem os ensinamentos em prática durante as Olimpíadas Colegiais, que coincidiram com o final da regência. Como consequência houve um maior interesse em estudar Ciências.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.titleO atletismo como situação para o ensino da cinemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000982754pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationFísica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples