Repositório Digital

A- A A+

Ensino introdutório de conceitos de eletricidade : relato de uma experiência didática em turmas da educação de jovens e adultos

.

Ensino introdutório de conceitos de eletricidade : relato de uma experiência didática em turmas da educação de jovens e adultos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Ensino introdutório de conceitos de eletricidade : relato de uma experiência didática em turmas da educação de jovens e adultos
Autor Santos, Anderson Moraes dos
Orientador Massoni, Neusa Teresinha
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Curso de Física: Licenciatura.
Assunto Ensino de fisica
Resumo Neste Trabalho de Conclusão de Curso relatamos as experiências vividas durante a disciplina de Estágio de Docência em Física, no final do curso de Licenciatura em Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A proposta didática para a introdução de conceitos iniciais de eletricidade de forma conceitual, desenvolvida em duas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) teve como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Além disso, com objetivo de criar uma proposta alternativa de aprendizagem, trabalhamos o Ensino sob Medida (EsM) que possibilitou ao professor planejar as aulas a partir dos conhecimentos e dificuldades dos alunos, manifestados através das respostas que eles forneceram em atividades de leitura prévia aos encontros. Como resultado, a metodologia de Ensino sob Medida aplicada nas duas turmas não alcançou o resultado esperado em função da falta de hábito e de tempo para as leituras, dado que a maioria dos alunos trabalhava. Assim, o levantamento das dúvidas e dificuldades que apareceram na leitura do texto de apoio intitulado Corrente Elétrica ficou prejudicado porque vários alunos não entregaram as tarefas de leitura. Contudo, essa atitude parece mais associada à inexistência do hábito de leitura de textos didáticos e não em resistência dos estudantes, em si. Essa mudança de hábito demandaria um tempo muito mais longo do que aquele que dispomos para a Regência na escola. O planejamento das aulas seguiu uma proposta coerente com as habilidades dos alunos e consegui definir metas específicas a serem atingidas em cada aula, isso mostrou-se factível, o que no início da disciplina de Estágio de Docência parecia ser um desafio muito grande acabou sendo uma experiência docente exitosa, pelo menos como preparação para a sala de aula.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/132042
Arquivos Descrição Formato
000982740.pdf (3.750Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.