Repositório Digital

A- A A+

Uma experiência didática no ensino de óptica no colégio de aplicação da UFRGS

.

Uma experiência didática no ensino de óptica no colégio de aplicação da UFRGS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma experiência didática no ensino de óptica no colégio de aplicação da UFRGS
Autor Carvalho, Vagner Luis da Silveira
Orientador Massoni, Neusa Teresinha
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Curso de Física: Licenciatura.
Assunto Ensino de fisica
Resumo Este Trabalho de Conclusão de Curso é resultado das experiências vivenciadas por mim durante a disciplina de Estágio de Docência em Física, realizado no último semestre do curso de Licenciatura em Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Aqui faço um relato da minha experiência didática no ensino de Óptica, onde ministrei quatorze horas-aula em uma turma de segundo ano do Ensino Médio no Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp – UFRGS). A fundamentação teórica adotada para o planejamento das aulas é baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Em algumas aulas, na busca de uma dinâmica diferenciada, utilizei como proposta didática o método Peer Instruction, ou Instrução pelos Colegas (IpC), em uma tradução livre, que, além de propor a interação entre os alunos, também serviu como forma de obter um retorno da aprendizagem dos alunos, o que me auxiliou na preparação das aulas subsequentes, no intuito de direcionar as aulas conforme os conhecimentos prévios e as dificuldades apresentadas pelos alunos. Além disso, na busca por um caráter histórico da evolução científica, utilizei o aporte epistemológico de Thomas Kuhn, de forma a propor a quebra de uma visão ultrapassada de ciência. Como resultado destas propostas de ensino, as aulas foram, em sua maioria, bastante dinâmicas, no sentido de interação e participação dos alunos. Sempre tentei apresentar o conteúdo de maneira correlacionada com seus conhecimentos prévios, porém sempre tentando promover questionamentos e o debate entre os alunos. As avaliações realizadas demonstram, de certa forma, a falta de comprometimento de alguns alunos que, por não entregarem algum trabalho, tiveram seus conceitos prejudicados, contudo, creio que minha experiência teve êxito, pois creio que consegui trabalhar os conteúdos de forma muito aproximada com o que planejei. Além disso, senti-me muito bem atuando como professor, o que reforça a convicção que tenho na escolha da minha profissão.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/132043
Arquivos Descrição Formato
000982759.pdf (4.988Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.