Repositório Digital

A- A A+

Mercado escolar, de trabalho e usos da titulação universitária

.

Mercado escolar, de trabalho e usos da titulação universitária

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mercado escolar, de trabalho e usos da titulação universitária
Outro título Market school, of labor and uses of the university degree
Autor Coradini, Odaci Luiz
Resumo O objetivo do texto é apresentar a análise das relações entre condições de ingresso no ensino universitário e expectativas de exercício profissional. Com base nos microdados do Enade de 2005 e do Provão de 2003, é apresentada a análise dos indicadores das condições de ingresso e do desempenho nos cursos. A seguir são apresentadas as relações dessas condições com as pretensões de exercício profissional. Conforme a hipótese geral, nas condições estudadas, o capital escolar tem condições muito restritas para apresentar algum grau significativo de autonomia frente a outras espécies de capital. Consequentemente, ao mesmo tempo em que ocorre um forte grau de associação entre os indicadores de origens e de posição social com os recursos escolares, a ocorrência de detenção de capital escolar forte, com relativa independência frente àquelas condições de origem e posição, é muito pouco significativa. Isso se manifesta tanto na divisão entre os cursos como no desempenho escolar e nas preferências por modalidades de exercício profissional.
Abstract The paper presents an analysis of the relationships between conditions of entrance to university and expectations of professional practice, based on the “Provão’s” and Enade’s microdata in 2005 and 2003. As general hypothesis, in conditions such as those studied, the scholar capital has very strict possibilities to present some significant degree of autonomy compared to others forms of capital. Therefore, while there is a strong degree of association between indicators of origins and school resources, the having of scholar capital is not independent of social origins and conditions. This is observed in the division between the courses, in the academic performances and professional preferences.
Contido em Revista pós ciências sociais. São Luís, MA. Vol. 12, n. 23 (jan./jun. 2015), f. 115-132
Assunto Espaço escolar
Exercício profissional
Mercado de trabalho
Titulação universitária
[en] High education
[en] Professional career
[en] University
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/132095
Arquivos Descrição Formato
000980737.pdf (191.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.