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Estratégias educativas para melhorar a adesão à identificação do paciente

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Estratégias educativas para melhorar a adesão à identificação do paciente

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Título Estratégias educativas para melhorar a adesão à identificação do paciente
Outro título Educational strategies to improve adherence to patient identification
Outro título Estrategias educativas para mejorar la adhesión a la identificación del paciente
Autor Hemesath, Melissa Prade
Santos, Helena Barreto dos
Torelly, Ethel Maris Schroder
Barbosa, Amanda da Silveira
Magalhães, Ana Maria Müller de
Resumo Objetivo: analisar o impacto de ações educativas nos resultados do indicador de adesão à verifi cação da pulseira de identifi cação de pacientes, antes da realização de cuidados de maior risco. Métodos: estudo descritivo e exploratório, conduzido em hospital universitário de grande porte, entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014, com 6.201 pacientes entrevistados. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: a análise e o acompanhamento do indicador de adesão ao uso da pulseira de identifi cação do paciente demonstraram uma tendência de aumento do percentual, atingindo, ao longo do período estudado, de 42,9% a 57,8%, entre janeiro e abril de 2013, e de 81,38% a 94,37%, entre setembro e dezembro de 2014. Conclusões: as estratégias educativas, ancoradas na sensibilização da equipe, otimizaram a adesão dos profi ssionais à verifi cação da identifi cação do paciente, o que contribui para o fortalecimento da cultura de segurança na instituição.
Abstract Objective: The aim of this study was to analyze the impact of educational actions on the results of an adherence indicator while checking patient identifi cation wristbands before high-risk care. Methods: This is a descriptive and exploratory study that was conducted in a large university hospital between January 2013 and December 2014, where 6,201 patients were interviewed. Data were analyzed by descriptive statistics. Results: The analysis and monitoring of the adherence indicator in patient identifi cation wristbands showed a tendency to increased percentage along the study period, from 42.9% to 57.8% between January and April 2013,and from 81.38% to 94.37% between September and December 2014. Conclusions: Teaching strategies based on staff awareness improved the professionals’ adherence to checking patient ID wristbands. In addition, this result can contribute to strengthening the safety culture within the institution.
Resumen Objetivo: analizar el impacto de las acciones educativas en los resultados del indicador de adhesión a la verifi cación de la pulsera de identifi cación de los pacientes hospitalizados, previo a la atención más arriesgada. Métodos: estudio descriptivo y exploratorio, realizado en gran hospital universitario, entre enero de 2013 y diciembre de 2014, con 6.201 pacientes entrevistados. Los datos se analizaron mediante estadística descriptiva. Resultados: el análisis y el acompañamiento del indicador de adhesión al uso de la pulsera de identifi cación del paciente ha demostrado una tendencia de aumento del porcentual, alcanzando a lo largo del periodo estudiado, de 42,9% a 57,8% entre enero y abril de 2013 para 81,38% a 94,37% entre septiembre y diciembre de 2014. Conclusiones: las estrategias educativas, ancladas en la conciencia de equipo, han optimizado la adherencia de los profesionales para verifi car la identifi cación del paciente, lo que ayuda a fortalecer la cultura de seguridad en la institución.
Contido em Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 36, n.4 (dez. 2015), p. 43-48
Assunto Educação continuada : Saúde
Segurança do paciente
Sistemas de identificação de pacientes
[en] Continuing education
[en] Indicators of health service
[en] Patient identifi cation systems
[en] Patient safety
[es] Educación continuada
[es] Indicadores de servicios
[es] Seguridad del paciente
[es] Sistemas de identifi cación de pacientes
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/132098
Arquivos Descrição Formato
000980482.pdf (487.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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