Repositório Digital

A- A A+

As motivações das torcedoras de Grêmio e Internacional para a compra de produtos licenciados de futebol

.

As motivações das torcedoras de Grêmio e Internacional para a compra de produtos licenciados de futebol

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As motivações das torcedoras de Grêmio e Internacional para a compra de produtos licenciados de futebol
Autor Puig, Luan Soleil Fuhr
Orientador Callegaro-de-Menezes, Daniela
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Comportamento do consumidor
Gênero feminino
Torcedor
[en] Consumer behavior
[en] Football
[en] Grêmio
[en] Internacional
[en] Motivation
Resumo O objetivo desse estudo é compreender as principais motivações das torcedoras de Grêmio e Internacional para a compra de produtos licenciados de seus clubes. Na última década, tanto as receitas quanto as dívidas dos clubes cresceram consideravelmente, mas essa última em percentuais maiores, denotando uma necessidade extrema de diversificação das fontes de receitas. Esse estudo aborda os produtos licenciados como fonte geradora de recursos e foca no público feminino que vem crescendo em presença no futebol. Para identificar as motivações, foi elaborada uma pesquisa com abordagem qualitativa a partir de um roteiro semiestruturado, em que os resultados foram tratados por análise de conteúdo. Essa etapa buscou uma melhor compreensão dos aspectos principais e serviu de base para a formulação do questionário da etapa posterior, em que foi realizada uma pesquisa com abordagem quantitativa. Na etapa quantitativa, foram aplicadas 200 entrevistas por meio de questionário para as torcedoras de Grêmio e Internacional buscando resultados para os principais pontos trazidos na etapa qualitativa. A expectativa é que os resultados desse trabalho auxiliem em um melhor entendimento do comportamento do consumidor desse público, melhorando o relacionamento e auxiliando na formulação de ações de marketing mais eficientes.
Abstract The goal of this study is to understand the main motivations of the female fans of Grêmio and Internacional for buying licensed products of their clubs. In the last decade, both revenues and debts of clubs grew considerably, but the latter in higher percentages, denoting a dire need to diversify sources of revenue. This study addresses the licensed products as a source of resources and focus on the female audience that has been growing presence in football. To identify the motivations we created a qualitative research from a semi-structured script, in which the results were processed by content analysis . This step sought a better understanding of the key issues and provided the basis for the formulation of the questionnaire later stage, in which a survey was conducted using a quantitative approach. In the quantitative phase, 200 interviews were carried out using a questionnaire for female fans of Grêmio and Internacional seeking results for the main points brought in the qualitative phase. The expectation is that the results of this study assist in a better understanding of consumer behavior of these audiences, improving relationships and assisting in the formulation of more efficient marketing actions.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/132146
Arquivos Descrição Formato
000918764.pdf (597.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.