Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCallegaro-de-Menezes, Danielapt_BR
dc.contributor.authorPuig, Luan Soleil Fuhrpt_BR
dc.date.accessioned2016-01-22T02:47:13Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132146pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse estudo é compreender as principais motivações das torcedoras de Grêmio e Internacional para a compra de produtos licenciados de seus clubes. Na última década, tanto as receitas quanto as dívidas dos clubes cresceram consideravelmente, mas essa última em percentuais maiores, denotando uma necessidade extrema de diversificação das fontes de receitas. Esse estudo aborda os produtos licenciados como fonte geradora de recursos e foca no público feminino que vem crescendo em presença no futebol. Para identificar as motivações, foi elaborada uma pesquisa com abordagem qualitativa a partir de um roteiro semiestruturado, em que os resultados foram tratados por análise de conteúdo. Essa etapa buscou uma melhor compreensão dos aspectos principais e serviu de base para a formulação do questionário da etapa posterior, em que foi realizada uma pesquisa com abordagem quantitativa. Na etapa quantitativa, foram aplicadas 200 entrevistas por meio de questionário para as torcedoras de Grêmio e Internacional buscando resultados para os principais pontos trazidos na etapa qualitativa. A expectativa é que os resultados desse trabalho auxiliem em um melhor entendimento do comportamento do consumidor desse público, melhorando o relacionamento e auxiliando na formulação de ações de marketing mais eficientes.pt_BR
dc.description.abstractThe goal of this study is to understand the main motivations of the female fans of Grêmio and Internacional for buying licensed products of their clubs. In the last decade, both revenues and debts of clubs grew considerably, but the latter in higher percentages, denoting a dire need to diversify sources of revenue. This study addresses the licensed products as a source of resources and focus on the female audience that has been growing presence in football. To identify the motivations we created a qualitative research from a semi-structured script, in which the results were processed by content analysis . This step sought a better understanding of the key issues and provided the basis for the formulation of the questionnaire later stage, in which a survey was conducted using a quantitative approach. In the quantitative phase, 200 interviews were carried out using a questionnaire for female fans of Grêmio and Internacional seeking results for the main points brought in the qualitative phase. The expectation is that the results of this study assist in a better understanding of consumer behavior of these audiences, improving relationships and assisting in the formulation of more efficient marketing actions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFootballen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectTorcedorpt_BR
dc.subjectMotivationen
dc.subjectGênero femininopt_BR
dc.subjectGrêmioen
dc.subjectInternacionalen
dc.titleAs motivações das torcedoras de Grêmio e Internacional para a compra de produtos licenciados de futebolpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000918764pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples