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dc.contributor.advisorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.contributor.authorMesquita, Daniel da Rosapt_BR
dc.date.accessioned2016-01-26T02:48:02Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132240pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação é apresentar uma pesquisa e investigação que validam uma proposta de sequência didática que utiliza a perspectiva metodológica da Resolução de Problemas para ensinar conceitos relacionados à Teoria de Grafos na escola básica, mais especificamente, no Ensino Fundamental. Para tanto, a metodologia de pesquisa escolhida foi o Estudo de Caso, de acordo com Fiorentini e Lorenzato (2006), Ventura (2007) e Gil (1995). O referencial teórico é baseado nos trabalhos do GTERP1, de Onuchic e Allevato (1999) e (2004), Polya (2006), Pozo (1998), Santos (2002) e De Maio (2009), bem como os PCNs2 e outros artigos/livros relacionados à Teoria de Grafos e à Resolução de Problemas. Apresentaremos uma prática realizada com cinco grupos de uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental, em uma escola particular de Porto Alegre, no ano de 2014. Concluímos que a escolha desse tópico da Matemática aliado à perspectiva metodológica da Resolução de Problemas contribui para o desenvolvimento intelectual e matemático, bem como para a formação de um indivíduo mais autônomo e crítico.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this dissertation is to show a research and investigation that validate a didactic propose of sequence that use the methodological perspective of Problem Solving to teach concepts related to Graph Theory in primary school, more specifically, in Elementary School. For this, the research methodology chosen was Case Study according to Fiorentini and Lorenzato (2006), Ventura (2007) and Gil (1995). The theoretical approach is based on the work of GETERP, Onuchic and Allevato (1999) and (2004), Polya (2006), Pozo (1998), Santos (2002) and De Maio (2009), as well as the National Curriculum Parameters (PCNs), books and articles dealing with Graph Theory and the Problem Solving. We will introduce a practice carried out with five groups of a class of seventh year of primary school, in a private school of Porto Alegre, in 2014. We conclude that the choice of this topic of mathematics combined with methodological perspective of Problem Solving contribute to the intellectual and mathematician development, as well as the formation of a more autonomous and critical individual.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGraph theoryen
dc.subjectTeoria dos grafospt_BR
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectHistorical aspectsen
dc.subjectBackgrounden
dc.subjectMethodological perspectiveen
dc.subjectCase studyen
dc.titleResolução de problemas relacionados à teoria de Grafos no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000983445pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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