Repositório Digital

A- A A+

O perfil de beneficiários e a gestão de um regime próprio de previdência social : uma análise do município de Igrejinha

.

O perfil de beneficiários e a gestão de um regime próprio de previdência social : uma análise do município de Igrejinha

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O perfil de beneficiários e a gestão de um regime próprio de previdência social : uma análise do município de Igrejinha
Autor Sohne, Cristiana Elizabeti
Orientador Gosmann, Máris Caroline
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal UAB.
Assunto Gestão pública
Previdência social
Resumo O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Igrejinha (IPREMI) foi instituído pela Lei nº 2.776, de 1999, que dispõe sobre a seguridade dos servidores. A vivência e o estudo de assuntos relacionados à previdência motivaram o interesse pelo aprofundamento de um tema que se tem discutido muito que é a elevação da expectativa de vida da população brasileira. O objetivo deste trabalho é caracterizar como as mudanças estruturais da população brasileira, decorrentes do processo de transição demográfica influenciam/influenciarão o IPREMI a curto/longo prazo. Para tanto, é desenvolvida a pesquisa descritiva, através de uma abordagem qualitativa e como fonte de informações utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental. Este trabalho apresenta suas referências teóricas abordando três aspectos: sendo o primeiro, a conceituação e história dos regimes próprios de previdência no Brasil e do regime próprio de Igrejinha, a contextualização do déficit atuarial do IPREMI e o bônus demográfico brasileiro. O segundo aspecto apresenta os dados usados para a análise do perfil do beneficiário do IPREMI, bem como a análise feita, e, por último, os resultados da pesquisa, concluindo que o processo de transição demográfica influencia na gestão do IPREMI.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/132250
Arquivos Descrição Formato
000979747.pdf (403.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.