Repositório Digital

A- A A+

Análise da implementação do SISPARCI no Estado do Rio Grande do Sul

.

Análise da implementação do SISPARCI no Estado do Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise da implementação do SISPARCI no Estado do Rio Grande do Sul
Autor Faganello, Claucia Piccoli
Orientador Dasso Júnior, Aragon Érico
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal UAB.
Assunto Democracia
Gestão pública
Participação social
Resumo No contexto das democracias atuais, discutir participação, controle social e transparência fazem parte da relação entre o cidadão e o Estado. Assim, no Estado do Rio Grande do Sul diversos mecanismos esparsos foram agrupados de forma sistemática e inovadora, constituindo o Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã (SISPARCI). O presente trabalho se propõe a realizar a análise do SISPARCI, que visa ampliar as vias de participação popular e cidadã. Como objetivos específicos, pretende-se analisar e caracterizar o SISPARCI, assim como, verificar as mudanças de paradigmas no que se refere à participação na Administração Pública do Estado. A metodologia escolhida é o estudo de caso. Este trabalho se justifica devido à importância do instituto da participação nas democracias atuais, sendo, inclusive, uma das formas de verificar a qualidade das mesmas. A escolha do SISPARCI ocorre pelo seu caráter diferente frente às experiências anteriores e pela ausência de estudos sobre o sistema. Outro fator relevante na escolha do tema foi o fato de que o SISPARCI ganhou o 1º lugar no prêmio “Nações Unidas ao Serviço Público”.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/132257
Arquivos Descrição Formato
000979718.pdf (575.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.