Repositório Digital

A- A A+

Perdas de água e gerenciamento de sistemas de abastecimento : um estudo de caso no município de Caxias do Sul

.

Perdas de água e gerenciamento de sistemas de abastecimento : um estudo de caso no município de Caxias do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Perdas de água e gerenciamento de sistemas de abastecimento : um estudo de caso no município de Caxias do Sul
Autor Brochetto, Viviane
Orientador Flores, Rafael Kruter
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal UAB.
Assunto Escassez de água
Gerenciamento
Resumo A atual crise hídrica que atinge diversas regiões do país foi a principal motivadora do desenvolvimento deste trabalho, pois chamou atenção para o grande desperdício de água que ocorre de forma crônica no Brasil. Assim, com a escassez severa, passou-se a discutir sobre temas como planejamento e gerenciamento desta importante parcela que se esvai antes de chegar ao seu destinatário final. Os métodos utilizados para o desenvolvimento deste trabalho foram as pesquisas bibliográficas e documentais, especialmente nos diagnósticos anuais publicados pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, por ser o maior banco de dados de informações sobre o setor de saneamento do país. Fora realizado um estudo de caso com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Caxias do Sul com o objetivo de analisar os reflexos das principais causas e consequências das perdas de água no gerenciamento de um sistema de abastecimento e identificar ações desenvolvidas na Autarquia para solucionar este problema. Houve, ainda, a seleção dos prestadores de serviço público de saneamento do Estado do Rio Grande do Sul, constituídos sob a natureza jurídica de Autarquia para o levantamento dos índices de perdas de faturamento e ocorridos na distribuição. Os principais resultados sinalizam para a complexidade existente no gerenciamento dos sistemas de abastecimento, a necessidade de geração de informações confiáveis, objetivando a fidedignidade dos índices calculados com os volumes apurados, e a verificação da situação estagnada em patamares elevados dos índices observados.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/132275
Arquivos Descrição Formato
000981209.pdf (1.321Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.