Repositório Digital

A- A A+

Efetivação da vigilância em saúde : há falta de recursos?

.

Efetivação da vigilância em saúde : há falta de recursos?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Efetivação da vigilância em saúde : há falta de recursos?
Autor Zachow, Rosani
Orientador Flores, Rafael Kruter
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal UAB.
Assunto SUS : Brasil
Vigilância em saúde pública
Resumo O estudo foi realizado a partir da análise da utilização dos recursos do Piso Fixo de Vigilância em Saúde; nos municípios de Cruz Alta, Ijuí e Palmeira as Missões que, respectivamente, são sede da 9ª, 15ª e 17ª Regional de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul no período de 2011 a 2013. Assim nosso problema de pesquisa consiste em responde a seguinte questão: o que dificulta a efetivação da Vigilância em Saúde no SUS é a falta de recursos? Para dar conta de responder a nossa questão temos como objetivo principal: analisar a disponibilidade de recursos financeiros do Piso Fixo de Vigilância em Saúde nos municípios de Cruz Alta, Ijuí e Palmeira das Missões 9ª, 15ª e 17ª Coordenadoria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, no período de 2011 a 2013. Como objetivos específicos: 1) Avaliar a utilização dos recursos do Piso Fixo de Vigilância em Saúde nos municípios de Cruz Alta, Ijuí e Palmeira das Missões; 2) Identificar semelhanças e diferenças na utilização do Piso Fixo de Vigilância em Saúde. A presente pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem comparativa e, como método, utilizou-se o estudo de caso no qual o fenômeno será analisado dentro de seu contexto. Pelos dados apresentados a resposta para efetivação da Vigilância em Saúde nos municípios estudados passa pela gestão, ou melhor, pela falta de critérios na utilização dos recursos financeiros, pois na fonte de recurso analisada a desculpa de falta de recursos passa longe pelos saldos crescentes nas contas.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/132289
Arquivos Descrição Formato
000981035.pdf (1.193Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.