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A análise do plano de educação municipal de Xangri-Lá/RS e sua aplicação segundo o que estabeleceu o plano nacional de educação no período de 2005 a 2014

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A análise do plano de educação municipal de Xangri-Lá/RS e sua aplicação segundo o que estabeleceu o plano nacional de educação no período de 2005 a 2014

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Título A análise do plano de educação municipal de Xangri-Lá/RS e sua aplicação segundo o que estabeleceu o plano nacional de educação no período de 2005 a 2014
Autor Flores, Luciano Luís
Orientador Costa, Camila Furlan da
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal UAB.
Assunto Planejamento : Administracao publica
Plano de educação : Brasil
Resumo O caminho para que uma política de educação se alicerça e que seja capaz de sustentar uma ação educativa coerente, eficaz e reconhecida por uma comunidade escolar, nasce a partir de seu planejamento, de seu plano de educação municipal. Concebem-se como integrantes da comunidade escolar: estudantes e suas famílias, professores, funcionários de escola e equipe diretiva e pedagógica, que compreendem que a escola não é apenas uma soma de parceiros, de recursos e de atividades ritualizadas, mas é uma instituição de formação social, em interação com o meio envolvente e que está permanentemente em mudança, buscando seu melhor. Este instrumento deve, enquanto referencial de pensamento e ação desta localidade, possuir determinados princípios, metas e objetivos educacionais, balizados e orientados na intervenção de todos os agentes envolvidos com a escola. O presente trabalho objetivou analisar o plano de educação municipal de Xangri-lá / RS e sua aplicação, segundo o que estabeleceu o plano nacional de educação, no período de 2005 a 2014. Após a análise da literatura buscou-se conhecer quais as metas e objetivos que foram alcançados, como também as que permanecerão sendo objetos de busca e de constante avaliação. Em conclusão constatou-se que houveram grandes avanços na Educação Infantil, como ampliação de vagas e melhorias nos espaços de atendimento. No Ensino Fundamental, o ensino de nove anos e formulação do projeto político pedagógico. Na formação continuada e valorização dos profissionais do magistério, implantou-se novo plano de carreira. Relativo a educação especial, quase nada se avançou e na educação de jovens e adultos, a modalidade deixou de ser ofertada em 2009. Muito ainda há de se conquistar, para que o município alcance as metas propostas com excelência e qualidade.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/132307
Arquivos Descrição Formato
000980647.pdf (851.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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