Repositório Digital

A- A A+

Violência escolar : uma análise das ocorrências nas escolas de ensino fundamental no município de Caxias do Sul-RS

.

Violência escolar : uma análise das ocorrências nas escolas de ensino fundamental no município de Caxias do Sul-RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Violência escolar : uma análise das ocorrências nas escolas de ensino fundamental no município de Caxias do Sul-RS
Autor Ecotem, Sandra Regina Machado
Orientador Oltramari, Andréa Poleto
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal UAB.
Assunto Bullying
Violência escolar
[es] En las escuelas primarias
[es] La ciudad de Caxias do Sul-RS
[es] Violencia escolar
Resumo A violência escolar é um tema discutido diariamente nos meios de comunicação. Esse fenômeno acontece no ambiente interno e externo da escola e vem causando preocupações para as autoridades, pais, professores, alunos e direção. Diante deste cenário, o município de Caxias do Sul vem investindo em projetos e programas para combater a violência nas escolas de ensino fundamental. Pesquisou-se a implantação e os resultados do programa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE) que tem como principal objetivo diagnosticar as vulnerabilidades no âmbito escolar, o planejamento de ações que visam a resolução dos problemas de forma viável e eficaz. Este trabalho, realizado através de pesquisa qualitativa, com coleta de dados por meio de pesquisa documental e de entrevistas, levantou dados sobre os índices de violência suas causas e consequências nas escolas municipais de ensino fundamental no município de Caxias do Sul no período de 2009 a 2013, os principais tipos de violências, a faixa etária, sexo, turno, dia da semana, e as ocorrências por eixos e por regiões administrativas. Foram avaliados os pontos positivos e negativos, na percepção dos entrevistados e ainda sugestões de melhorias. Percebe-se que há necessidade de investimentos que foque direto no problema para que o mesmo não tome proporções que possa gerar um dano maior na criança e no adolescente, como traumas psicológicos e emocionais.
Resumen La violencia escolar es un tema discutido a diario en los medios de comunicación. Este fenómeno ocurre en el ambiente interno y externo de la escuela y ha causado preocupación em las autoridades, padres, maestros, estudiantes y dirección. En este escenario la ciudad de Caxias do Sul ha invertido en los proyectos y programas para combatir la violencia en las escuelas primarias. Fue pesquisado la aplicación y resultados del programa de la Comisión Interna de Prevención de Accidentes y Violencia Escolar (CIPAVE), que tiene como objetivo diagnosticar vulnerabilidades en las escuelas, la planificación de las acciones dirigidas a resolver los problemas de viabilidad y eficacia. Este trabajo de investigación cualitativa, con la recolección de datos a través de la investigación documental y entrevistas, recolectó datos sobre los niveles de violencia de sus causas y consecuencias en las escuelas primarias municipales en la ciudad de Caxias do Sul el periodo de 2009-2013, los principales tipos de violencia, el grupo de edad , sexo, turno, días de la semana, y eventos para ejes y regiones administrativas. Ellos evaluaron las fortalezas y debilidades en la percepción de los entrevistados e incluso sugerencias de mejora. Se dio cuenta de que existe la necesidad de inversiones que se centran directamente en el problema de modo que no hace falta ser proporciones que pueden generar un daño mayor en los niños y adolescentes, y el trauma psicológico y emocional.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/132308
Arquivos Descrição Formato
000981039.pdf (1.812Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.