Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaçada, Antônio Carlos Gastaudpt_BR
dc.contributor.authorBasso, Samuel Maffaciolipt_BR
dc.date.accessioned2016-01-27T02:49:53Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132327pt_BR
dc.description.abstractO aumento nos investimentos e o crescente avanço da tecnologia da informação (TI) têm elevado o número de empresas que estão utilizando-a como ferramenta estratégica com o intuito de aperfeiçoar o desempenho e obter vantagem competitiva. À medida que esses investimentos tornam-se mais acessíveis financeiramente, mais rápida é a sua popularização entre as micro e pequenas empresas (MPE). Por outro lado, apesar dos benefícios aparentemente óbvios da TI, há dúvidas quanto ao seu impacto, principalmente para as MPE. É nesse contexto que o objetivo geral desta dissertação é medir o impacto dos investimentos em tecnologia da informação nas variáveis estratégicas organizacionais e no desempenho de micro e pequenas empresas. Para atingir esse objetivo, foram identificadas na literatura variáveis estratégicas e de desempenho para elaboração do instrumento de pesquisa. O método utilizado foi a pesquisa survey, e um modelo conceitual foi elaborado e validado por meio de testes estatísticos. A pesquisa foi realizada com 235 MPE, utilizando-se a modelagem de equações estruturais para a avaliação do modelo conceitual e das hipóteses da pesquisa. Constatou-se que há um impacto positivo dos investimentos realizados em TI na gestão de clientes com o desempenho de custos, vendas e produtividade. Detectou-se, ainda, que os investimentos em TI nas MPE impactam principalmente as variáveis Cliente e Eficiência Organizacional Interna, e verificou-se que, quando são realizados os investimentos em TI para o gerenciamento dos clientes e da empresa, maior parece ser o benefício trazido pelos investimentos em TI ao desempenho da organização.pt
dc.description.abstractThe increase in investments and the growing information technology (IT) advances have raised the number of companies that are using IT. To be successful, organizations are increasingly investing in IT, using as a strategic tool in order to improve performance and to gain competitive advantage. As these investments become more financially accessible, faster is its popularization by micro and small enterprises (SMEs). On the other hand, despite the seemingly obvious benefits of IT, there are doubts about their impact, especially for SME. In this context, the general objective of this work is to measure the impact of investments in information technology in organizational strategic variables and performance of micro and small enterprises. To achieve this goal have been identified in the literature strategic variables and performance for development of the survey instrument. The method used was survey research and a conceptual model was developed and validated through statistical tests. The survey was conducted by 235 SME. We used structural equation modeling to evaluate the conceptual model and research hypotheses. It was identified that there is a positive impact of IT investments in customer management with cost performance, sales and productivity. It was also identified that IT investments in SMEs primarily impact the client variables and Internal Organizational Efficiency and it was found that it is carried out IT investments for managing customers and the management of the company, the greater seems to be brought benefit by IT to organizational performance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectIT investmenten
dc.subjectIT impacten
dc.subjectInvestimentopt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectInformation technologyen
dc.subjectSmall and medium enterprisesen
dc.titleImpacto dos investimentos em tecnologia da informação nas variáveis estratégicas organizacionais e no desempenho de Micro e Pequenas Empresas (MPE)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000983763pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples