Repositório Digital

A- A A+

O sotaque melancólico das canções de Vitor Ramil e Jorge Drexler

.

O sotaque melancólico das canções de Vitor Ramil e Jorge Drexler

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O sotaque melancólico das canções de Vitor Ramil e Jorge Drexler
Autor Miranda, Leandro Roberto Manera
Orientador Silva, Márcia Ivana de Lima e
Data 2014
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Drexler, Jorge
Melancolia
Ramil, Vitor
Resumo O presente estudo busca esclarecer se é possível perceber a melancolia como um sotaque. A questão partiu de uma afirmação do cantor e compositor uruguaio Jorge Drexler que em uma entrevista afirmou que a melancolia era, para um uruguaio, como um sotaque. A partir dessa declaração, busquei um artista brasileiro que fosse conhecido por possuir uma obra com tons melancólicos. A escolha foi por Vitor Ramil, pois ambos artistas têm muitas coisas em comum e se adequariam, em um exercício de trabalhar comparativamente, a essa proposta. Assim, esse trabalho se realizou buscando perceber os sotaques melancólicos nas canções de Jorge Drexler e Vitor Ramil. Para isso, procuro definir melancolia e sotaque. Posteriormente, avalio se os locais de nascimento podem exercer alguma influência e, após uma análise dos primeiros cinco discos de cada um, estabelecer as relações comparativas entre os artistas.
Resumen El presente estudio busca aclarar si es posible percibirse melancolía como un acento. La cuestión tuvo origen a partir de una afirmación del cantautor uruguayo Jorge Drexler que, en una entrevista, afirmó que la melancolía era, para un uruguayo, como un acento dialectal. A partir de esa declaración, busqué un artista brasileño que fuera conocido por presentar una obra con las mismas características percibidas en Jorge Drexler, es decir, con tonos melancólicos. Así, elegí a Vitor Ramil, pues los dos músicos tienen muchas cosas en común y se adecuan, en un ejercicio comparativo, a ese análisis. Ese trabajo está realizado buscando percibir esos acentos melancólicos en las canciones de Jorge Drexler y Vitor Ramil. Para ello, busco definir melancolía y acento. Posteriormente, evalúo si los locales de nacimiento pueden ejercer alguna influencia y, después de evaluar los cinco primeros discos de cada uno de ellos, establecer las relaciones comparativas entre los artistas.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/132334
Arquivos Descrição Formato
000983577.pdf (1.320Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.