Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSimões, Luciene Julianopt_BR
dc.contributor.authorBeretta, Lolita Campanipt_BR
dc.date.accessioned2016-01-28T02:48:18Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132352pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho realiza uma análise de projetos de docência de língua portuguesa e literatura desenvolvidos no âmbito da formação inicial de professores. O corpus para análise foi constituído de trinta e oito (38) projetos elaborados nas disciplinas Ensino de Literatura Brasileira e Estágio Docente de Português no Ensino Fundamental, oferecidas, respectivamente, na sexta e na sétima etapas do curso de Licenciatura em Letras em uma Instituição de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Sul. Partese das concepções de linguagem e literatura presentes na obra do círculo de Bakhtin, dos estudos sociológicos de Candido (2000, 2006), Bourdieu (1992) e Escarpit (1970, 1978) sobre a esfera literária e do panorama de discussões sobre educação linguística e letramento, (BAGNO; RANGEL, 2005; BRITTO, 2007), letramento literário (PAULINO; COSSON, 2009; COSSON, 2011) e projetos educacionais (HERNÁNDEZ, 1998; SIMÕES et al., 2012) para a elaboração de princípios considerados importantes no planejamento e na execução da docência em língua portuguesa e literatura. A análise dos projetos busca compreender de que modo os projetos de professores em formação respondem a essas discussões, que se fazem presentes na bibliografia comum das disciplinas, com a leitura dos Referenciais Curriculares da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (2009).pt_BR
dc.description.abstractThis research analyzes Portuguese and Literature teaching projects, developed in the context of teachers initial training. The data corpus analyzed was constituted by thirty eight (38) projects elaborated in the university courses of Brazilian Literature Teaching and Portuguese Teaching Internship. The courses have been offered in the sixth and seventh phases of Letras degree, respectively, in a University in Rio Grande do Sul (Brazil). The research is based on the conceptions of language and literature found in Bakhtin's circle work; Candido (2000, 2006), Bourdieu (1992) and Escarpit's (1970, 1978) sociological studies on the literary sphere and the landscape of discussions regarding linguistic education and literacy (BAGNO; RANGEL, 2005; BRITTO, 2007), literary literacy (PAULINO; COSSON, 2009; COSSON, 2011) and educational projects (HERNÁNDEZ, 1998; SIMÕES et al., 2012) for elaborating the principles considered important in planning and executing Portuguese and Literature teaching. The projects analysis are aimed at understanding how projects elaborated by teachers in training respond to these discussions, which are present in the two courses common bibliography, through the reading of Rio Grande do Sul curriculum referential (2009).en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiterary literacyen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLanguage and literature teachingen
dc.subjectLinguagem e literaturapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectInitial teachers trainingen
dc.titleA literatura na escola : uma análise de projetos de docência desenvolvidos na formação inicial de professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000983583pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples