Repositório Digital

A- A A+

Mulheres na história de Porto Alegre : uma reflexão sobre educação patrimonial e ensino de história a partir de experiência com caixa pedagógica do Museu Joaquim Felizardo

.

Mulheres na história de Porto Alegre : uma reflexão sobre educação patrimonial e ensino de história a partir de experiência com caixa pedagógica do Museu Joaquim Felizardo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mulheres na história de Porto Alegre : uma reflexão sobre educação patrimonial e ensino de história a partir de experiência com caixa pedagógica do Museu Joaquim Felizardo
Autor Galli, Laura Spritzer
Orientador Schmidt, Benito Bisso
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Educação patrimonial
História : Ensino e aprendizagem
História de Porto Alegre
Mulheres : História
Resumo Este estudo tem por objetivo propor um diálogo entre ensino de História, educação patrimonial e história das mulheres a partir da experiência de oficina com a caixa pedagógica “Mulheres na história de Porto Alegre”, que foi elaborada com fotografias da Fototeca Sioma Breitman do Museu Joaquim Felizardo. Foram escolhidas imagens que pudessem representar a diversidade de entendimentos que se pode ter sobre “ser mulher” na história de Porto Alegre e que mostrassem diferentes contextos, momentos históricos, classes sociais, ocupações e etnias. A oficina foi realizada em escolas estaduais e municipais com a intenção de promover um maior (e talvez primeiro) contato das e dos estudantes com a história das mulheres. Considerando as fotografias como fontes documentais, o trabalho se desenvolveu instigando as e os alunas/os a trabalharem com a crítica do documento, convidando-as/os a fazer um exercício de “desconfiança”, de avaliar as condições de produção daquela imagem e também o que ela representa. A metodologia utilizada na pesquisa é a da etnografia, prestando atenção ao modo como as oficinas se desenvolveram e à recepção das alunas e alunos a elas. Com a experiência dessas oficinas, foi possível verificar formas de articular os três eixos (ensino de história, educação patrimonial e história das mulheres) com o objetivo de que a aula de história vá além dos conteúdos ditos tradicionais e dialogue com a busca da igualdade de gênero na formação de cidadãs e cidadãos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/132353
Arquivos Descrição Formato
000983535.pdf (3.567Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.