Repositório Digital

A- A A+

Um olhar sobre as mulheres acusadas de feitiçaria pela terceira visitação do Santo Ofício na América Portuguesa (Grão-Pará, 1763-1769)

.

Um olhar sobre as mulheres acusadas de feitiçaria pela terceira visitação do Santo Ofício na América Portuguesa (Grão-Pará, 1763-1769)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um olhar sobre as mulheres acusadas de feitiçaria pela terceira visitação do Santo Ofício na América Portuguesa (Grão-Pará, 1763-1769)
Autor Suris, Andreia
Orientador Kühn, Fábio
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e ciências sociais. Curso de História: Licenciatura.
Assunto América portuguesa
Feitiçaria
Mulher
Santo Ofício
Resumo O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é analisar os relatos sobre práticas de feitiçaria presente na documentação produzida pela última visitação do Santo Ofício na América portuguesa e tentar demonstrar, através desses relatos, o imaginário da sociedade do Brasil colonial sobre a condição feminina. Para tanto, a pesquisa apresenta as teorias formadoras do discurso misógino na Europa Moderna, bem como a repressão da feitiçaria e a caça às bruxas, que influenciaram diretamente o discurso normatizador do comportamento feminino imposto a sociedade colonial. Apresenta também como se deu a disseminação dessas ideias e como esse discurso misógino se adaptou as condições do território colonial. Traça um panorama geral sobre o universo das práticas mágicas realizadas na América portuguesa e da religiosidade popular praticada na colônia. Assim como, das práticas mágicas mais realizadas pelos colonos com foco nos relatos que envolvem mulheres.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/132362
Arquivos Descrição Formato
000983640.pdf (361.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.