Repositório Digital

A- A A+

Entre dádivas e resistências : o primado da relação entre mulheres camponesas no litoral norte do Rio Grande do Sul

.

Entre dádivas e resistências : o primado da relação entre mulheres camponesas no litoral norte do Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Entre dádivas e resistências : o primado da relação entre mulheres camponesas no litoral norte do Rio Grande do Sul
Autor Benvegnú, Vinícius Cosmos
Orientador Radomsky, Guilherme Francisco Waterloo
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Antropologia
Camponeses : Luta social rural : Brasil
Etnografia
Mulheres Camponesas
Resumo Este trabalho aborda questões de dádiva e práticas de mercado e como elas se articulam com formas de resistência camponesa, a partir de uma etnografia com mulheres camponesas do litoral norte do Rio Grande do Sul. Através do trabalho com plantas medicinais este grupo de mulheres atua no cuidado e atenção à saúde de suas famílias e de sua comunidade. O principal pressuposto dessa pesquisa é que o cuidado e atenção à saúde praticada por essas mulheres estão inseridos dentro de uma rede de relações em que os princípios da teoria da dádiva prevalecem. Por meio dos dados etnográficos é possível inferir que além dos produtos confeccionados pelas mulheres são as relações constituídas entre elas e a comunidade que atuam nos processos terapêuticos. As relações, no entanto, também marcam os limites entre as dádivas e as práticas mercadológicas que envolvem os produtos e o cotidiano do grupo. Todos esses elementos estão articulados com práticas de resistência camponesa, sejam elas através da luta dentro de movimentos sociais, ou por meio de atos cotidianos a nível local. Por fim o trabalho expõe um momento performático onde as mulheres evidenciam a eficácia simbólica de suas práticas.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/132383
Arquivos Descrição Formato
000983530.pdf (11.81Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.