Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlves, Ubiratã Kickhöfelpt_BR
dc.contributor.authorZimmer, Márcia Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2016-01-29T02:47:37Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn0002-5216pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/132502pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, a partir de uma concepção dinâmica de aquisição fonéticofonológica de L2, investigamos a percepção (identificação e discriminação) e a produção dos padrões de Voice Onset Time (VOT) das plosivas iniciais do inglês por 32 aprendizes do Sul do Brasil. Partimos da premissa de que, sobretudo entre aprendizes com nível básico de proficiência, o VOT não se mostra como pista acústica prioritária para as distinções funcionais de sonoridade. Os resultados dos testes de percepção mostram que, independentemente do nível de proficiência dos aprendizes (básico ou avançado), o VOT tomado unicamente não se faz suficiente para a distinção entre /p/, /t/, /k/ e /b/, /d/, /g/. Tais resultados, que exercem influência sobre os dados de produção, corroboram uma visão dinâmica de aquisição de L2, a partir da qual múltiplas pistas acústicas agem em conjunto nas distinções entre sons, cabendo ao aprendiz saber selecionar aquelas pistas com caráter mais primordial no sistema a ser adquirido.pt_BR
dc.description.abstractIn this study, departing from a dynamic conception of L2 phonetic-phonological acquisition, we investigate 32 Southern Brazilian learners’ perception (identification and discrimination) and production of VOT patterns of initial stops in English. We initiallyhypothesized that, especially among learners with a basic level of L2 proficiency, VOT was not the main acoustic cue employed in the perception of voicing distinctions. Our results show that, regardless of the learners’ proficiency level (basic or advanced), VOT is not a sufficient cue for the distinction between /p/, /t/, /k/ and /b/, /d/, /g/. These results, which have an influence on the lower VOT values found in our production data, conform with a dynamic view of L2 acquisition, according to which multiple acoustic cues play a role in language acquisition, forcing learners to tune in to the most important cue(s) in the target language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAlfa : revista de lingüística. São Paulo, SP. Vol. 59, n. 1 (2015), f. 157-180pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVOTen
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectAquisição da linguagem (segunda língua)pt_BR
dc.subjectSecond language acquisitionen
dc.subjectAcoustic cuesen
dc.subjectVoice Onset Timept_BR
dc.titlePercepção e produção dos padrões de VOT do inglês por aprendizes brasileiros : o papel de múltiplas pistas acústicas sob uma perspectiva dinâmicapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000982697pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples